
29/10/2025 às 11:50
Cerca de 1.300 voluntários que irão atuar nas atividades oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima estão participando da última etapa de treinamento no Teatro Maria Sílvia Nunes, em Belém do Pará. Durante os três dias de treinamento presencial, iniciado na terça-feira (27), os participantes simulam situações que podem acontecer durante a COP30, fortalecendo habilidades de comunicação, acolhimento, hospitalidade e sustentabilidade.

Uma das voluntárias, Caroline Lucinda Souza, disse que está empolgada para contribuir com o evento: "Nossa, eu tô muito animada. Eu adoro a minha cidade, eu adoro Belém, eu adoro o meu estado. Eu fico muito feliz porque eu moro aqui, eu vivo aqui e eu sei o grande potencial. Eu quero muito que o evento dê certo", diz.
O exercício prático realizado no primeiro dia de treinamento abordou questões operacionais relativas a transporte, segurança, protocolo internacional, saúde, acessibilidade e sustentabilidade. Os participantes foram convidados a testar situações reais para aprender a melhor forma de respondê-las. Além desta etapa presencial, os voluntários que irão atuar na COP30 fizeram um curso online com 120 horas, onde foram abordados temas como mudanças do clima, os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), turismo, atendimento e dinâmica de grandes eventos.
Durante a conferência que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro na capital paraense, os voluntários serão divididos em 26 áreas em diferentes localidades. Eles auxiliarão, por exemplo, no aeroporto, acolhendo os delegados nos hotéis e pontos de ônibus, orientando os deslocamentos até o evento e também no Porto de Outeiro, onde mais de 4 mil pessoas estarão hospedadas para a COP30. Além disso, algumas pessoas acompanharão de perto as negociações climáticas na Zona Azul e na Zona Verde dentro do Parque da Cidade.
2:06Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera