
29/10/2025 às 10:18
O governo do Rio de Janeiro pediu a transferência imediata de dez presos que lideram organizações criminosas para penitenciárias federais.

O pedido foi confirmado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A medida agora depende de autorização judicial e será atendida, segundo a secretaria, assim que os trâmites legais forem concluídos.
O Rio de Janeiro é atualmente o segundo estado com maior número de presos sob custódia federal, com 59 custodiados de alta periculosidade.
Somente em 2025, 12 novas inclusões foram realizadas no Sistema Penitenciário Federal.
O governador Cláudio Castro falou sobre a transferência dos presos.
"Eu recebi um relatório das dez maiores lideranças que estão de dentro das nossas cadeias ajudando a provocar todo esse terror. E eu tomei a decisão, acreditando que política de segurança pública se faz com diálogo, com integração, pedir ao governo federal, então, imediatamente, dez vagas para transferência imediata desses dez criminosos de maior periculosidade, mostrando que integração e diálogo é a nossa forma de fazer segurança pública".
Nesta quarta-feira (29), a expectativa é para a reunião entre Cláudio Castro e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no Rio de Janeiro.
Ainda não há local e horário do encontro.
O governo federal disse que não houve qualquer consulta ou pedido de apoio, por parte do governo estadual do Rio de Janeiro, para realização da operação.
A decisão de viajar para a capital fluminense foi tomada após reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, entre ministros e o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.
1:47Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera