28/08/2025 às 17:33
O Brasil e México fecharam dois acordos na área da saúde: um para o desenvolvimento e produção de vacinas e terapias baseadas na tecnologia de RNA mensageiro, assinado pela Fiocruz, e outro de regulação sanitária, firmado entre a Anvisa e a Comissão Federal para Proteção Contra Riscos Sanitários do México.
Os memorandos de entendimento foram assinados, nesta quinta-feira, entre autoridades mexicanas e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no segundo dia da missão brasileira na Cidade do México.
Para o governo brasileiro, as parcerias vão fortalecer a Nova Indústria Brasil e darão mais autonomia para as duas maiores democracias e economias da América Latina.
De acordo com o MDIC, o objetivo principal do acordo para produção de vacinas é estabelecer uma colaboração estreita para explorar conjuntamente a pesquisa, o desenvolvimento e a transferência de tecnologia para produtos derivados de RNA mensageiro.
Essas vacinas funcionam dando instruções ao sistema imunológico para combater agentes infecciosos de forma eficaz e segura. É o mesmo tipo de tecnologia que possibilitou a produção em tempo recorde de imunizantes durante a pandemia do coronavírus.
Há uma semana, o Brasil registrou a primeira patente de uma plataforma nacional para vacinas de RNA mensageiro. O projeto foi desenvolvido no laboratório de Biomanguinhos, na Fiocruz.
Já o acordo firmado na área de processos regulatórios abrange produtos essenciais, como medicamentos, dispositivos médicos, cosméticos, alimentos e bebidas, além de suas matérias-primas.
1:58Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera