27/08/2025 às 10:05
O número de internações por covid-19 no Rio de Janeiro parou de crescer desde a semana passada. Porém, três dos oito indicadores precoces da saúde apresentaram aumento. São eles: as taxas de positividade dos testes rápidos na rede particular, os exames de PCR analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do estado e o número de atendimentos de crianças com suspeita da doença nas UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento.
Os dados são do Panorama covid-19 desta semana, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com a secretaria, o cenário mostra uma queda momentânea nos casos graves. Mas as autoridades de saúde reforçam a importância de manter a vacinação em dia e adotar cuidados individuais, como o uso de máscaras e a higiene das mãos.
O SUS também disponibiliza um tratamento para casos leves em pessoas acima de 65 anos ou imunocomprometidas, desde que iniciado nos primeiros cinco dias de sintomas da doença.
A superintendente de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado, Luciane Velasque, lembrou que, desde o início do ano, há o predomínio da variante Ômicron em todas as semanas epidemiológicas, com a detecção de diferentes subvariantes.
Ela destacou que a vacina disponível reforça a proteção contra essa linhagem da doença, por isso é importante manter a caderneta em dia.
1:44Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera