26/08/2025 às 19:35
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira que a Polícia Penal do Distrito Federal passe a realizar vigilância em tempo integral do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.
A decisão foi tomada após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República pelo reforço do policiamento nas proximidades da casa do ex-presidente e ocorre às vésperas do julgamento de Bolsonaro no STF, no inquérito da trama golpista, previsto para começar em 2 de setembro.
Na decisão, Moraes destacou que o monitoramento deverá "evitar exposição indevida, inclusive midiática, e sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança".
Moraes citou ainda o documento de pedido de asilo político à Argentina encontrado no celular de Bolsonaro no âmbito do indiciamento do ex-presidente e do filho, Eduardo Bolsonaro, por coação de autoridades no curso da ação penal de tentativa de golpe de Estado.
Na última sexta-feira, a defesa de Bolsonaro negou suposta intenção de fuga do país, alegando que o texto era um "rascunho", de uma solicitação de asilo que não aconteceu.
*Com informações da Agência Brasil
1:24Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera