Sousa/PB -

Extras

Médico recomenda que se evite atividade física durante quadro gripal

Rádio Agência

26/08/2025 às 14:08

Tamanho da Fonte

Praticar atividade física intensa durante uma gripe pode sobrecarregar o sistema imunológico. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, se os sintomas estiverem apenas acima do pescoço, como o nariz entupido e dor de garganta leve, os exercícios moderados estão liberados. Mas se também houver dor no peito, tosse intensa, febre e dores no corpo, a recomendação é suspender os treinos e descansar.

O médico do esporte e cardiologista Eduardo Lisboa aponta que as pessoas não devem trinar gripadas e também acrescenta que é uma diferença entre atividade física e exercício físico devido à intensidade do gasto de energia. "Uma situação dessa você se exercitar fazendo esforço a mais, você tá de certa forma meio que dividindo o sua fonte de energia do seu corpo. Então você acaba de certa forma até atrapalhando um pouco o seu corpo nesse processo de combate infeccioso. Você não precisa tá necessariamente 100% parado sem fazer nada, deitado numa cama. Você pode se manter ativo, mas treinar a gente, em geral, a gente recomenda que não faça até você estar recuperado de fato".

O especialista acrescenta que nos casos mais graves, treinar gripado também faz mal para alguns órgãos. "Você não vai ganhar condicionamento porque você tá treinado gripado. Na verdade, tá meio que se sujeitando, inclusive a colocar sob risco, porque nessas situações, dependendo do quadro viral que você tenha, às vezes o vírus que era bobo, que você ia conseguir combater ele espontaneamente poucos dias, você acaba que numa situação porque esse vírus pode se espalhar, pode fazer uma infecção mais grave", diz.

Após se recuperar da gripe, a sugestão é retornar as atividades físicas aos poucos, aumentando a intensidade dos exercícios de forma gradativa. 

1:46

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera