Sousa/PB -

Extras

Dia do Feirante é comemorado nesta segunda-feira

Rádio Agência

25/08/2025 às 12:49

Tamanho da Fonte

No dia 25 de agosto é celebrado o Dia do Feirante, data que homenageia homens e mulheres que, antes mesmo do sol nascer, já estão nas ruas montando suas barracas. São profissionais que, além de movimentarem a economia regional e nacional, garantem a chegada de alimentos frescos à mesa das famílias brasileiras.

A história do feirante no Brasil remonta a 1914, quando ocorreu a primeira feira livre em São Paulo, no Largo General Osório.

Anos depois, em 1934, o então prefeito Washington Luiz oficializou a atividade com o Ato nº 625. Hoje, a profissão é regulamentada pela Lei nº 492, de 1984, que estabelece direitos e deveres em todo o território nacional.

Francisco de Carvalho é proprietário de uma banca de frutas. Segundo ele, os feirantes acordam de madrugada, enfrentam o peso das mercadorias, mas, ainda assim, recebem os fregueses sempre com bom humor e disposição:

“A gente trabalha com muito amor, carinho e em prol da população, oferecendo os melhores produtos para eles".

A cultura das feiras é também familiar e passada de geração em geração. Em muitas bancas, o trabalho é dividido entre pais, filhos e até netos, preservando a tradição de plantar, colher e vender.

Suelen Gomes, feirante do Ver-o-Peso, considerada a maior feira livre a céu aberto da América Latina, destaca o vínculo afetivo com os clientes:

“Bom, eu vim através do meu pai. Meu pai tem 50 anos de Ver-o-Peso. Então, tudo o que eu adquiri foi trabalhando aqui, no Ver-o-Peso. Para mim, representa muita coisa boa. Eu digo que aqui é minha casa".

Além de fundamentais para o abastecimento alimentar, as feiras livres também são espaços de diversidade e identidade popular. Nelas, circulam sotaques, cheiros, cores e histórias que ajudam a compor o retrato da cultura brasileira.

2:11

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera