25/08/2025 às 16:36
Brasil e Nigéria articulam a ampliação do intercâmbio comercial e da troca de tecnologias. Foi o que destacou o presidente Lula ao receber o presidente nigeriano, Bola Tinubu, nesta segunda-feira (25), em Brasília.
"A última vez que um chefe de estado nigeriano esteve em Brasília foi em 2009. Por anos, a Nigéria foi nosso maior parceiro comercial na África. Mas, na última década, o intercâmbio diminuiu drasticamente. De dez bilhões de dólares em 2014, passamos a dois bilhões de dólares. Duas das maiores economias da América do Sul e da África, devem ter um intercâmbio muito maior".
A visita de Estado foi marcada pela assinatura de acordos nas áreas cultural, de serviços aéreos, de ciências e tecnologia e de diálogo político.
O líder nigeriano cobrou do presidente Lula o fechamento de uma parceria com a Petrobras.
"Queremos ser um ativo promissor e com grandes possibilidades. Nós temos o maior repositório de gás. Então, eu não vejo porquê a Petrobrás não entre como parceira da Nigéria o mais rápido possível. E eu agradeço a promessa do presidente Lula que isso será feito assim que possível".
Ainda na pauta econômica, o presidente Lula ressaltou também que os dois países reafirmaram sua aposta no livre comércio "em meio ao ressurgimento do protecionismo e do unilateralismo".
Outro destaque da fala de Lula foi sobre a expectativa pela participação de países africanos na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, em Belém, no Pará.
Lula convidou o presidente Tinubu a apoiar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que o Brasil pretende lançar durante a COP30. A medida cria um modelo de financiamento climático para remunerar países detentores de florestas tropicais.
2:17Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera