Sousa/PB -

Extras

Tentativa de golpe: Moraes dá prazo para alegações finais do núcleo 3

Rádio Agência

25/08/2025 às 21:13

Tamanho da Fonte

O Supremo Tribunal Federal abriu prazo, nesta segunda-feira, para que a acusação e as defesas apresentem alegações finais na ação penal que julga o núcleo 3 da trama golpista. Esse grupo é formado pelos kids pretos, militares das Forças Especiais do Exército. Segundo as investigações, eles teriam planejado o assassinato de autoridades que poderiam resistir ao golpe de estado.

O ministro Alexandre de Moraes intimou a Procuradoria-Geral da República a apresentar as acusações finais em 15 dias. Depois, as defesas terão o mesmo prazo para manifestarem suas últimas alegações.

O núcleo 3 é formado ainda por um policial federal e nove militares que teriam participado do planejamento de ações para consumar o golpe de estado e impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a PGR, esse grupo seria responsável por executar o plano Punhal Verde e Amarelo, com o objetivo de assassinar o ministro Alexandre de Moraes, Lula e, à época, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

As alegações finais são uma das últimas etapas antes do julgamento final da ação penal. Após essa fase, o ministro-relator, Alexandre de Moraes, irá elaborar seu voto e liberar o processo para julgamento na 1ª turma do STF, composta por Moraes e os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino. Ainda não há data para que o julgamento deste núcleo ocorra.

1:53

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera