21/08/2025 às 08:55
O setor aéreo bateu recorde de mais de 11,6 milhões de viajantes somente no mês de julho, a maior movimentação de passageiros desde o início da série histórica, em janeiro de 2000. Esse número representa o crescimento de 7,5% comparado com o mesmo período do ano passado e inclui os mercados doméstico e internacional. Os dados são do relatório mensal de demanda e oferta da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil.
Apenas os voos domésticos, aqueles que acontecem dentro do Brasil, registraram 9 milhões de passageiros, um aumento de quase 6% em relação a julho de 2024. Já no setor internacional, o número de viajantes foi de 2 milhões, crescimento de quase 14% comparado com julho do ano passado. O aeroporto mais movimentado foi o de Guarulhos, em São Paulo, com 4,3 milhões passageiros.
Também registraram grandes volumes os aeroportos de Congonhas, na cidade de São Paulo, Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, e o aeroporto de Brasília. Quanto a movimentação de cargas, foram transportadas mais de 115 mil toneladas no mês passado. Esse valor representa uma queda de 0,8% em relação ao mesmo período de 2024.
No setor doméstico foram pouco mais de 39 mil toneladas, uma queda de 3,8% em comparação com o julho do ano passado. Já no setor internacional o número foi de 76 mil toneladas, aumento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
*Com supervisão de Roberta Lopes
1:39Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera