21/08/2025 às 08:46
O Ceará conta agora com mais uma escola quilombola de Ensino Médio, a primeira na modalidade de tempo integral. Dessa vez, o beneficiado é o distrito de Queimadas, no município de Horizonte. A instituição de ensino é um verdadeiro marco na área educacional do estado e a concretização de um sonho da comunidade, segundo ressalta o diretor da escola, que é filho de quilombo, Gustavo Vasconcelos.
“Esse local é um sonho, um sonho da comunidade. A comunidade, embaixo de um pé de cajueiro, começou os seus estudos. Há muitos anos atrás, quando a educação era negada o acesso, esse povo resistia embaixo de um pé de cajueiro para estudar. E foi embaixo também de um pé de cajueiro que eles sonharam fazer com que essa escola nascesse.”
A escola começou com 70 estudantes. Hoje tem 266 alunos matriculados para o ano letivo de 2025. A secretária da Educação, Eliana Estrela, destaca a importância deste momento histórico. que colabora para a construção de projetos de vida.
“Tudo que é construído na educação, o conhecimento que ninguém tira da gente.”
O currículo da escola é constituído a partir de vivências, com foco na preservação da identidade cultural, baseada nos eixos de memória, oralidade, comunidade, territorialidade, ancestralidade, tecnologias e saúde da população quilombola.
Para ler no celular, basta apontar a câmera