11/08/2025 às 16:26
O governo federal comemora as ações positivas que tem adotado para combater o garimpo ilegal e proteger os povos da Terra Indígena Yanomami. Esse trabalho integrado teve início em 2023 e até agora contabiliza mais de 6 mil ações de combate à extração irregular de ouro, fiscalização e apoio humanitário.
O resultado é um prejuízo superior a R$ 477 milhões, com a apreensão de máquinas, armas e destruição de estruturas usadas por garimpeiros ilegais. Em julho, o índice de áreas de garimpo em terras Yanomami caiu nada menos que 98%.
Foram destruídos quase 630 acampamentos e 338 embarcações, balsas e aeronaves, além de inutilizados mais de 120 mil litros de diesel e de gasolina. A Polícia Federal também destruiu 59 pistas de pouso clandestinas utilizadas na atividade de mineração proibida.
Na semana passada, foi realizada apreensão recorde de 103 quilos de ouro perto de Boa Vista, em Roraima. Com essa ação, o número de apreensões pelas forças federais alcançou 138 quilos, avaliados em mais de R$ 82 milhões.
A ação integrada é coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e reúne dezenas de órgãos federais. De acordo com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, esses resultados representam um marco histórico.
1:18Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera