08/08/2025 às 15:19
De maio para junho deste ano, a produção industrial cresceu em sete dos 15 locais avaliados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na série com ajuste sazonal, a indústria registrou alta de 0,1% em junho.
Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (8), as maiores altas foram observadas em Pernambuco (5,1%) e Minas Gerais (2,8%).
Também apresentaram resultados positivos a Região Nordeste, única que é pesquisada de forma conjunta pelo IBGE, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Paraná e Rio de Janeiro.
Paralelamente houve resultados negativos em oito locais, puxados por Espírito Santo (-5,8%) e Mato Grosso (-2,2%). Também registraram queda Pará, Goiás, Ceará, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
No acumulado do ano, frente a igual período de 2024, o setor cresceu 1,2%. Pará, Paraná e Santa Catarina assinalaram os maiores avanços no índice acumulado para os seis primeiros meses do ano, impulsionados, em grande parte, pelas atividades de indústrias extrativas e metalurgia.
1:40Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera