Sousa/PB -

Extras

Qual o FPS certo do protetor? Saiba como proteger a pele do sol

Rádio Agência

21/07/2025 às 12:43

Tamanho da Fonte

A exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol pode causar diversos problemas à saúde, como envelhecimento precoce, rugas, manchas e até mesmo câncer de pele. O uso de protetor solar pode ter inúmeros benefícios, como prevenir o surgimento de melasma na pele, condição comum caracterizada por manchas escuras, geralmente na face, causadas pelo excesso de melanina.

A médica dermatologista Marcela Mateus destaca que as pessoas recebem radiação solar em momentos comuns do cotidiano, quando estão dirigindo ou passeando com o cachorro, por exemplo. Ela fala sobre o protetor solar ideal para utilizar.

“O FPS 30, bem aplicado, com a camada espessa, já seria suficiente, porque ele vai proteger a radiação UVB. De 30 para cima já é ótimo. Agora, se pessoa está pensando em manchas, melasma, envelhecimento da pele, aí nós vamos ter que procurar um fator de proteção maior”.

O Fator de Proteção Solar (FPS) indica o quão bem o produto protege a pele contra os raios UVB, que causam queimaduras e estão ligados ao câncer de pele.  A partir do FPS 30, a diferença entre os fatores não é tão grande.

O FPS 30 já consegue bloquear cerca de 97% destes raios UVB, enquanto um 50 protege contra cerca de 98%.

Neide Veloso, atendente de vendas, ressalta que a utilização do protetor solar faz parte da rotina diária dela: “tanto no trabalho como em casa uso todos os dias o protetor solar, pois sei que oferece benefícios importantes para a saúde da minha pele”.

O protetor solar não se limita apenas ao rosto. É importante utilizar este produto em todas as áreas expostas do corpo, pescoço, colo, braços e pernas.

O ideal é aplicá-lo cerca de 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada duas horas, especialmente durante atividades ao ar livre ou exposição prolongada ao sol.

2:11

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera