13/07/2025 às 21:53
Deputado Federal, Wellington Roberto ‧ Foto: divulgação
O Deputado Federal Wellington Roberto (PB) confirmou neste final de semana que está pronto para deixar o Partido Liberal (PL), sigla que liderou por décadas na Paraíba. O anúncio marca o encerramento de um ciclo político de mais de 30 anos de atuação dentro da legenda.
A declaração foi feita ao Blog de Chico Soares, onde o parlamentar afirmou que a decisão vem sendo amadurecida com diálogo e respeito. “São 30 anos de história, de contribuições e de muito aprendizado dentro do PL. Tenho respeito e gratidão ao presidente Valdemar Costa Neto e ao ex-presidente Jair Bolsonaro, figuras pelas quais mantenho consideração. Mas é chegada a hora de encerrar esse ciclo”, disse Wellington.
Mesmo sem confirmar a nova legenda à qual deve se filiar, Wellington Roberto adiantou que o tema vem sendo tratado com os principais nomes do partido em Brasília, incluindo conversas com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.
Entre os mais influentes do Congresso
A saída do deputado do PL ocorre em um momento de destaque nacional. Na semana passada, Wellington Roberto foi incluído pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) na tradicional lista dos 100 "Cabeças" do Congresso Nacional. O levantamento, em sua 30ª edição, reconhece os parlamentares mais influentes nas decisões do Legislativo brasileiro.
A seleção do DIAP avalia critérios como capacidade de articulação política, liderança, conhecimento técnico e protagonismo em debates e votações. Dos 594 congressistas — entre deputados e senadores — apenas 100 nomes figuram na lista.
Wellington Roberto, com uma longa trajetória no Congresso Nacional e reconhecido por sua atuação em comissões estratégicas e relatorias importantes, reforça seu peso político justamente quando decide dar um novo rumo à sua carreira partidária.
Apesar do mistério sobre qual será seu novo destino político, a movimentação promete gerar impactos nas articulações partidárias para as eleições de 2026, especialmente na Paraíba.
Por Pereira Júnior
Para ler no celular, basta apontar a câmera