12/05/2025 às 11:56
O ex-deputado federal Roberto Jefferson está em casa, na cidade de Comendador Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro, onde cumpre prisão domiciliar.
Jefferson deixou o Hospital Samaritano Botafogo, no Rio, nesse domingo, depois que recebeu autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes.
O ex-deputado foi preso preventivamente em outubro de 2022 após descumprir decisões do STF e de atacar com tiros de fuzil e granadas contra uma equipe da Polícia Federal.
Mas, em agosto de 2023, Jefferson foi internado no hospital por questões de saúde.
Para Alexandre de Moraes, a grave situação de saúde, a idade de 71 anos e a necessidade de tratamento específico admitem a concessão de prisão domiciliar humanitária.
Moraes ainda determinou uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, suspensão do passaporte, além da proibição de sair do país e de usar redes sociais.
Roberto Jefferson também precisará de autorização judicial para dar entrevistas, sair de casa para tratar a saúde e receber visitas, exceto de advogados e familiares.
Em nota, o advogado João Pedro Barreto, da defesa do ex-deputado, afirmou que a decisão de Moraes reconhece a condição delicada de saúde e a impossibilidade de tratamento adequado no sistema prisional.
Jefferson foi condenado, em dezembro do ano passado, a mais de nove anos de prisão por incitar a prática de crimes e atentar contra o exercício dos Poderes e pelos crimes de calúnia e homofobia.
A decisão ainda aguarda a análise de recurso da defesa.
Para ler no celular, basta apontar a câmera