Sousa/PB -

Extras

Confira lançamento de obras sobre história e cultura do povo palestino

Rádio Agência

07/05/2025 às 14:49

Tamanho da Fonte

Baixar

Logo Agência Brasil

Estão sendo lançadas nesta semana, na capital paulista, duas obras que buscam explicar a história e a situação atual da Palestina, a partir do olhar de quem conhece a realidade local. Uma delas é o livro “Palestina através dos Milênios - Uma história das letras, aprendizado e revoluções educacionais”, do historiador Nur Masalha. 

Integrante do Centro de Estudos Palestinos da Universidade de Londres, Marsalha aponta que, para entender a situação atual da Palestina e sua resistência, é preciso conhecer a história e a cultura do seu povo.

Notícias relacionadas:

O outro livro é "Diáspora Palestina na América Latina - Estudos de Mídia e Identidade", do pesquisador Ahmad Alzoubi, professor de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Lusail, no Catar. 

Ahmad, palestino nascido na Jordânia, relata que a cobertura jornalística realizada nos países latino-americanos acompanha uma narrativa distorcida, produzida somente por agências de notícias europeias e norte-americanas. Ele acrescenta que a população árabe imigrante prefere acompanhar a mídia árabe, quando busca informações sobre o conflito entre Palestina e Israel.

A atual fase do conflito Israel-Palestina começou no final de 2023, depois que o Hamas, Movimento de Resistência Islâmica, promoveu um ataque contra vilas israelenses no sul do país, em resposta ao cerco de mais de 17 anos contra Gaza e à ocupação dos territórios palestinos, situação considerada ilegal pelo direito internacional. O ataque matou cerca de 1200 pessoas e fez 250 reféns. Em resposta ao ataque do Hamas, Israel iniciou bombardeios contra Gaza, que já mataram mais de 50 mil palestinos, grande parte deles, crianças. 

O lançamento dos livros Diáspora Palestina na América LatinaPalestina através dos Milênios, acontece nesta quarta-feira no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Nesta quinta, as obras serão lançadas do Campus Central da USP – Universidade de São Paulo.

*Com informações da Agência Brasil. 

Brasília (DF), 06/05/2025 - Autor de Diáspora Palestina na América Latina - Estudos de Mídia e Identidade, uma das obras lançadas nesta terça-feira (6), o pesquisador Ahmad Alzoubi disse que a cobertura jornalística em grandes jornais de países latino-americanos acompanha uma narrativa imperialista disseminada por agências de notícias europeias e dos Estados Unidos.Foto: Ahmad Alzoubi/Arquivo pessoal Brasília (DF), 06/05/2025 - Autor de Diáspora Palestina na América Latina - Estudos de Mídia e Identidade, uma das obras lançadas nesta terça-feira (6), o pesquisador Ahmad Alzoubi disse que a cobertura jornalística em grandes jornais de países latino-americanos acompanha uma narrativa imperialista disseminada por agências de notícias europeias e dos Estados Unidos.Foto: Ahmad Alzoubi/Arquivo pessoal
© Ahmad Alzoubi/Arquivo pessoal
Cultura Autor Ahmad Alzoubi critica cobertura jornalística latino-americana São Paulo Pesquisador critica cobertura latino-americana sobre conflito em Gaza 07/05/2025 - 14:49 Nadia Faggiani / Liliane Farias Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional livro Palestina quarta-feira, 7 Maio, 2025 - 14:49 2:29

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera