08/05/2025 às 13:30
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Nogueira, antes de iniciar a sessão ordinária do Pleno, na quarta-feira (07), observou que três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos ou não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco a ponto de não conseguirem compreender pequenas frases ou identificar números de telefones ou preços. São os chamados analfabetos funcionais.
Ele adiantou que os dados foram divulgados na última segunda-feira (5) pelo INAF – Indicador de Alfabetismo Funcional, que é uma ferramenta criada pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, com a responsabilidade de conceitualizar os índices e os níveis de alfabetismo funcional adotados no Brasil. “Este índice alarmante é da conta de todos nós, sobretudo dos gestores estaduais e municipais, pois reflete a crônica deficiência na qualidade da educação e da formação dos brasileiros”, disse o presidente.
Ele reiterou que o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, lançado no último dia 28, tem mais este desafio, “evitar que, no futuro, dados negativos como este permaneçam afetando a vida dos futuros cidadãos. Mais do que dos pais e dos professores, o problema é de todos nós!”
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera