15/07/2025 às 16:49
O juiz da 35ª Zona Eleitoral de Sousa, José Normando Fernandes, decidiu adiantar a audiência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Partido Liberal (PL) contra a chapa majoritária eleita em 2024, composta por Helder Carvalho (prefeito) e Zé Célio (vice-prefeito).
A audiência, realizada na manhã desta terça-feira (15), foi remarcada em razão de pequenos tumultos internos registrados no local, que comprometeram o andamento normal da sessão. Diante disso, o magistrado optou oitiva de testemunhas para nova data, que ainda será definida, sem prejuízo às partes envolvidas.
Na AIJE, o Partido Liberal, tendo com presidente municipal, Victor Rabelo, alega uso indevido de recursos públicos durante o período eleitoral por parte da gestão municipal que apoiou a chapa eleita. Segundo a denúncia, os gastos do poder público teriam ultrapassado R$ 8 milhões em diferentes secretarias, fato que, em tese, poderia ter influenciado diretamente o resultado das eleições municipais de 2024.
Os autores do processo argumentam que tais despesas foram realizadas de forma concentrada e atípica no período pré-eleitoral, o que configuraria abuso de poder político e econômico, prática vedada pela legislação eleitoral.
Até o momento, o Portal REPORTERPB não teve acesso à nova data estipulada pelo juiz José Normando Fernandes para a retomada da audiência com a oitiva de testemunhas.
A ação tramita sob a responsabilidade da Justiça Eleitoral da 35ª Zona no âmbito do Município de Sousa, Sertão da Paraíba.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera