
26/11/2025 às 15:30
A Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp), gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou, nessa quarta-feira (26), mais uma edição da Caravana da Saúde, no Centro de Treinamento e Formação de Professores, em Sousa. A atividade reuniu profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Detran, oferecendo serviços gratuitos voltados à prevenção e promoção da saúde.
A programação começou às 8h com uma palestra sobre Saúde do Homem, ministrada pelo urologista Máximo Pinto, especialista em videolaparoscopia, que atua no Sertão paraibano. Durante o encontro, foram abordados temas como prevenção, autocuidado e a importância do diagnóstico precoce.
Ao longo da manhã, os profissionais tiveram acesso a atendimento médico por telemedicina, acompanhamento psicológico e nutricional com avaliação de bioimpedância, exames laboratoriais (check-up masculino e feminino), aferição de pressão arterial, vacinação contra difteria e tétano, hepatite B, febre amarela, tríplice viral e influenza, além de ações educativas. A equipe de laboratório da Poinsp esteve presente realizando coletas e avaliações, garantindo maior facilidade e agilidade no acesso aos exames de rotina.
Conforme o diretor da Poinsp, coronel Jales, a realização da Caravana em Sousa foi planejada de forma estratégica para ampliar o acesso à saúde dos profissionais da segurança pública no interior do estado. “Reunimos representantes de todas as forças e oferecemos atendimentos e exames aqui mesmo em Sousa, aproximando os serviços da Poinsp de quem mais precisa. Nosso propósito é claro: servir os profissionais da segurança pública, cuidar de quem protege”, afirmou.
A delegada da 19ª Seccional da Polícia Civil, Alba Tânia Abrantes, participou da ação e destacou que conheceu os serviços ofertados pela Poinsp por meio da Caravana. “Muitos profissionais não conseguem tempo para cuidar da saúde. Hoje tive contato direto com os serviços da Poinsp e pude conhecer de perto o que é oferecido. É fundamental que o profissional de segurança pública se cuide para continuar cuidando da sociedade”, afirmou.
O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Feitosa, ressaltou a importância da interiorização dos serviços. “É uma oportunidade ímpar receber essa caravana pela primeira vez no Sertão, aproximando os serviços da Poinsp do interior e facilitando o acesso dos policiais e de seus dependentes”, destacou.
Entre os participantes, o segundo sargento Sandro da Silva avaliou positivamente a experiência. “A rotina é muito corrida e muitas vezes não conseguimos ir ao médico. Aqui pude fazer triagem, bioimpedância, exames e atualizar todas as minhas vacinas. Fomos muito bem atendidos. Recomendo que os colegas procurem a Caravana, porque é uma oportunidade de cuidar da saúde física, psicológica e nutricional, o que faz toda diferença no nosso desempenho diário”, afirmou.
Ao final da manhã, a Caravana registrou a realização de 20 triagens, 40 coletas de sangue e cerca de 50 atendimentos na área de nutrição e bioimpedância. A ação também resultou em 11 encaminhamentos para atendimento médico, 18 para acompanhamento nutricional e 2 para atendimento psicológico, ampliando o cuidado e o acesso à assistência especializada para os profissionais presentes.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera