Sousa/PB -
A Serviço da População

PB Saúde realiza primeira Caravana da Saúde da Poinsp de 2026 em Campina Grande

A ação aconteceu das 8h às 13h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro São José

Por Redação do Reporterpb

28/01/2026 às 20:58

Ads 970x250
Imagem PB Saúde realiza primeira Caravana da Saúde da Poinsp de 2026 em Campina Grande

PB Saúde realiza primeira Caravana da Saúde da Poinsp de 2026 em Campina Grande ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp), gerenciada pela PB Saúde, realizou nesta quarta-feira (28), em Campina Grande, a primeira Caravana da Saúde de 2026, marcando o início do processo de interiorização dos serviços de saúde voltados aos profissionais da segurança pública. A ação aconteceu das 8h às 13h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro São José.

A iniciativa ofertou uma série de atendimentos médicos e multiprofissionais, além de exames laboratoriais, vacinação e ações educativas, beneficiando 256 servidores da segurança pública, entre integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e servidores do Detran.

Durante a programação, foi realizada a palestra “Saúde Mental de janeiro a janeiro”, em alusão à campanha Janeiro Branco, ministrada pelo major do Corpo de Bombeiros Militar e psicólogo Gênesson Silva Sales. A atividade abordou temas como autocuidado, fatores de risco, fatores de proteção e os impactos da rotina profissional na saúde mental dos agentes de segurança pública.

“Falamos sobre a importância de cuidar da saúde mental ao longo de todo o ano, não apenas no mês de janeiro. Discutimos estratégias de autocuidado e o adoecimento dentro das profissões da segurança pública, buscando tornar esse profissional mais funcional para a instituição, para a família e para a sociedade”, destacou o psicólogo.

Atendimentos e serviços ofertados

A Caravana da Saúde disponibilizou atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos e nutricionais, incluindo avaliação de bioimpedância (avaliação da composição corporal), além de aferição de pressão arterial, ações educativas e vacinação. Ao todo, 35 pessoas passaram pelo atendimento de Enfermagem, 16 atendimentos nutricionais foram realizados, além de 15 atendimentos odontológicos e 20 consultas de clínica geral.

Na área laboratorial, foram atendidos 61 pacientes, com a realização de 17 tipos de exames por pessoa, totalizando 1.037 exames laboratoriais, entre eles hemograma, glicemia, colesterol, triglicerídeos, PSA, TSH, exames de urina e fezes, vitamina D, entre outros, contemplando os check-ups do homem e da mulher.

Também foram ofertadas vacinas contra Hepatite B, Tétano (DT), Tríplice Viral, Febre Amarela, Influenza (H1N1) e Covid-19, com a aplicação de 87 doses ao todo.

A ação contou com a parceria de diversas instituições, entre elas o Comando de Policiamento Regional da Polícia Militar, a 2ª Superintendência Regional da Polícia Civil, o 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, a 1ª Ciretran/Detran, além da Secretaria de Administração Penitenciária.

Para o delegado da Polícia Civil João Joaldo Ferreira, a Caravana da Saúde reforça o cuidado do Governo do Estado com quem atua diariamente no atendimento à população. E acrescentou. “Estamos diariamente atendendo a população e é mais do que justo que estejamos bem de saúde para contribuir melhor com a sociedade”.

A diretora do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coronel Joseline, destacou a importância da ação para o fortalecimento da segurança pública. “Começamos o ano com uma avaliação da saúde física e mental dos nossos servidores. Essa ação se estende também aos familiares, porque quando a família está bem, o servidor trabalha de maneira diferenciada”, afirmou a gestora.

De acordo com o coronel Jales, diretor da Poinsp, a realização da primeira Caravana da Saúde de 2026 no interior do estado marca um avanço no processo de descentralização dos serviços da Policlínica Integrada da Segurança Pública.

“Iniciamos hoje o processo de interiorização. Tivemos uma adesão expressiva de servidores das forças de segurança, oferecendo atendimento médico, nutricional, odontológico, exames laboratoriais e ações voltadas à saúde mental. Nosso objetivo é aproximar os serviços da Poinsp dos profissionais que atuam no interior do estado”, destacou o gestor.
 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.