
26/01/2026 às 16:00
O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), em João Pessoa, unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba e referência em Pediatria para todo o estado, realizou 348 atendimentos durante o plantão compreendido entre os dias 23 e 25 de janeiro.
No período, foram registrados 244 atendimentos na emergência pediátrica e 104 atendimentos ambulatoriais. A unidade também realizou 22 cirurgias de urgência e 639 exames laboratoriais, reforçando a assistência contínua e especializada prestada às crianças e adolescentes paraibanos.
Entre os principais motivos de atendimento, destacaram-se os casos de diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (25), náuseas e vômitos (18), febre não especificada (15), tosse (11), constipação (10) e dispneia (7). Também foram atendidos pacientes com infecção do trato urinário, dor abdominal inferior, hipertrofia do prepúcio (fimose e parafimose) e febre recorrente, entre outros diagnósticos.
A maior parte dos pacientes atendidos é residente de João Pessoa, com 157 atendimentos, seguida pelos municípios de Bayeux (20), Santa Rita (15), Alhandra (5), Conde (4), Sapé (2), Cruz do Espírito Santo (2), Cabedelo (2), São Sebastião (1) e Dona Inês (1).
No campo cirúrgico, foram realizados procedimentos como implantação de cateter de longa permanência, endoscopias digestivas, drenagem de abscesso, apendicectomias, retirada de miíase (bicheira), remoção cirúrgica de fecaloma (massa endurecida e ressecada de fezes acumuladas no intestino), postectomias (fimose), broncotomia e/ou broncorrafia (corte em um brônquio para acessar diretamente as vias aéreas inferiores, geralmente para remover um corpo estranho ou um tumor), apendicectomia videolaparoscópica e troca de sonda de gastrostomia.
Com atendimento multiprofissional e estrutura voltada à média e alta complexidade, o Complexo Pediátrico Arlinda Marques garante assistência qualificada e humanizada à população pediátrica da Paraíba.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera