Sousa/PB -
Primeira Edição

Saúde promove Encontro das UTIs Estaduais Adulto, Pediátrico e Neonatal do Alto Sertão, em Pombal

A ação busca estimular o trabalho em equipe, o reconhecimento dos diferentes saberes profissionais e a padronização de processos assistenciais, contribuindo para um cuidado integral, humanizado e baseado em evidências.

Por Redação do Reporterpb

23/01/2026 às 20:11

Ads 970x250
Imagem 1º Encontro das Unidades Estaduais de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrico, Neonatal do Alto Sertão da Paraíba

1º Encontro das Unidades Estaduais de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrico, Neonatal do Alto Sertão da Paraíba ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção Especializada (Geae) e com o apoio da Escola de Saúde Pública (ESP) e do Hospital Regional de Pombal, promove o “1º Encontro das Unidades Estaduais de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrico, Neonatal do Alto Sertão da Paraíba. O evento, que reúne multiprofissionais de saúde da região, é realizado em Pombal, em dois momentos: nesta sexta-feira (23), com palestras, na Finess Recepções, das 8h às 17h, e no sábado (24), com a oferta de cursos de curta duração, no Hospital Regional, das 8h às 12h.  
 
A ação busca estimular o trabalho em equipe, o reconhecimento dos diferentes saberes profissionais e a padronização de processos assistenciais, contribuindo para um cuidado integral, humanizado e baseado em evidências.
 
Nos dois dias, ocorrerá a integração, qualificação e fortalecimento da atuação da equipe multiprofissional nas Unidades de Terapia Intensiva (enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia, fonoaudiologia, entre outros). 
 
Para a gerente operacional de Atenção Especializada (Geae), Laís Paiva, o evento é o resultado de um governo comprometido com a saúde dos paraibanos. “Temos avanços do Governo da Paraíba, por meio da SES, em toda Paraíba, regionalizando a alta complexidade, a exemplo do Hospital de Trauma do Sertão, em Patos; reforma na Maternidade Peregrino Filho, no Hospital Regional de Patos e também no Hospital Regional de Cajazeiras, além da assinatura de autorização do Governo do Estado para a construção do Hospital da Mulher do Sertão, em Sousa. Esse evento é uma demonstração clara de que o compromisso do Governo não é somente equipar,  construir hospitais e realizar grandes reformas, mas investir em educação permanente e na qualificação dos profissionais, pois não adianta termos grandes equipamentos e grandes centros de saúde se o nosso profissional, que está na ponta, não for qualificado”, frisou.
 
O técnico assistencial e referência em UTIs, da Geae, João Rodrigues, destacou  a importância do evento: “É um momento muito importante para a troca de experiências, atualização científica, discussão de boas práticas assistenciais, segurança do paciente e gestão do cuidado, visando a melhoria contínua da qualidade da assistência prestada aos pacientes críticos no âmbito da rede estadual de saúde”, disse.
 
Segundo a diretora do Hospital Regional de Pombal, Kevia Werton, o evento é um momento de receber ciência e conhecimento coletivo. “Afinal, a Saúde é feita ouvindo e construindo e daqui vai sair muita construção. Será um momento de vínculos”, falou, destacando o trabalho da equipe da UTI de Pombal. “Conseguimos uma redução de 40% da mortalidade. Quanto ao tempo de permanência, antes, era aproximadamente de mais de nove dias e agora, com a redução de infecções, passa para uma média de cinco dias, dentro do padrão preconizado pelo Ministério da Saúde. Ainda zeramos a taxa de infecção urinária. Há 18 meses, estamos sem nenhum caso e tudo isso é graças ao cumprimento fiel dos protocolos, com metas claras e seguras, tudo fruto de dedicação de uma equipe”, pontuou.
 
Para a representante da ESP, Maria Paula de Paiva, a “educação permanente é o caminho assertivo de uma saúde resolutiva. Parabéns por esse evento onde teremos, no sábado (24), a apresentação de 33 trabalhos realizados pelos profissionais das UTIs, com base em suas vivências diárias”, destacou. 
 
O evento contou também com a participação da representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria Pereira dos Santos. “Coordenar equipes de UTI é muito desafiador; é levar o melhor cuidado pra assistir os que mais necessitam. O Governo da Paraíba, por meio da SES, está de parabéns por proporcionar essa capacitação a todos os trabalhadores de UTIs do Sertão e Alto Sertão. É muito importante que esses trabalhadores busquem conhecimento cada dia mais”, falou.
 
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros na Paraíba, Milca Rego, também foi uma convidada do evento. “É muito importante essa qualificação, pois os profissionais precisam da renovação do conhecimento, o que reflete diretamente no cuidado aos pacientes”, disse.
 
Ainda estiveram presentes a representante do Conselho Regional de Enfermagem da PB, Mariama Palmeira e o Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Fábio Peterson.
 
Seguindo a programação, nesta sexta-feira (23) pela manhã teve a palestra “O papel da equipe multiprofissional no cuidado integral” e a mesa-redonda “Inovação em protocolos de segurança e assistenciais: desmame ventilatório, sedação e analgesia em UTI”. À tarde, foram três palestras: “Integração das UTIs adultas, pediátricas e neonatais na rede”; “Fluxos de regulação do paciente crítico na rede estadual” e “Gestão de leitos e recursos em terapia intensiva”.
 
Neste sábado (24), às 8h da manhã, terá a exposição dos banners dos 33 trabalhos selecionados, sendo dois deles premiados com o título de Menção Honrosa. Em seguida - a partir das 9h30 - serão realizados cursos de curta duração, com simulação realística: “Ventilação Mecânica Invasiva”; “Cateter Central de Inserção Periférica (PICC)”; “Gasometria arterial” e o “curso teórico-prático de ultrassonografia”. 
 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.