Sousa/PB -
Balanço

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 430 atendimentos e 27 cirurgias no fim de semana

Foram feitos ainda 465 exames laboratoriais, 75 exames de Raios-X, além de 39 tomografias.

Por Redação do Reporterpb

19/05/2025 às 20:28

Imagem Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha

Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O plantão do final de semana (16 a 18) no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou 433 atendimentos na urgência e emergência e ambulatório médico. No período, o hospital realizou ainda 27 cirurgias, sendo oito delas partos cesarianos, mais dois partos normais e uma curetagem. Foram feitos ainda 465 exames laboratoriais, 75 exames de Raios-X, além de 39 tomografias.
 
Os principais motivos de procura pelo serviço foram de pacientes se queixando de dor, com 77 ocorrências, seguido de 54 casos de aplicação de medicação própria, e de 26 registros de cefaleia. O hospital atendeu ainda, entre outros motivos, 15 pessoas com diarreia, outras 15 com lombalgia, e dez com mialgia, além de nove vítimas de sinistros de trânsito com moto e uma de agressão física. 
 
Durante o plantão do final de semana, 44 pessoas tiveram que ser internadas após consulta médica para cuidados posteriores por motivos diversos, entre os quais, por causa de abdômen agudo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), dor torácica, hipoglicemia, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), infecção do trato urinário, pneumonia e Traumatismo Cranioencefálico (TCE), além dos pacientes que fizeram cirurgias e as parturientes, num total de 10, sendo oito partos cirúrgicos e dois normais.
 
No ambulatório médico, além das consultas, durante o final de semana foram realizadas 21 avaliações ortopédicas, 14 endócrinas, 13 obstétricas, quatro avaliações de exames, duas avaliações cardíacas e uma pediátrica. 
 
As cirurgias eletivas realizadas durante o plantão do final de semana foram de fratura de fêmur, fratura de clavícula e de tíbia, além de laqueaduras (procedimento cirúrgico de esterilização feminina), exerese de granuloma (remoção cirúrgica de um granuloma), histerectomia (retirada do útero e do colo do útero), hernioplastia (cirurgia de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), apendicectomia (retirada de apêndice), colperineoplastia (cirurgia ginecológica que tem como objetivo reparar e restaurar a anatomia e a função da região vaginal e do períneo) e abcesso.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.