19/05/2025 às 20:17
O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), em João Pessoa, que faz parte da rede hospitalar do Governo do Estado, realizou 418 atendimentos de urgência e emergência e 727 exames laboratoriais durante o plantão entre a sexta-feira (16) e o domingo (18). Desses atendimentos, 140 foram ambulatoriais e 278 classificados como urgência e emergência.
Referência pediátrica em média e alta complexidade para toda a Paraíba, o CPAM notificou diversos casos, incluindo febre não especificada (31); náusea e vômitos (12); diarreia e gastroenterite de origem infecciosa (20); tosse (28); infecção aguda das vias aéreas superiores (8); dispneia (8); resfriado comum (14); pneumonia não especificada (7); asma não especificada (6); e cinco casos de febre recorrente não especificada.
A maioria dos pacientes atendidos reside em João Pessoa (174), seguidos por Bayeux (34) e Santa Rita (23). Entre os procedimentos realizados no hospital, estão apendicectomia (retirada do apêndice) videolaparoscopica, tratamento cirúrgico de pé torto congênito, toracostomia com drenagem pleural fechada (colocação de dreno na cavidade pleural para retirar líquido ou ar acumulado), derivação ventricular externar-subgaleal externa (colocação de um cateter no ventrículo cerebral para drenar o líquido e reduzir a pressão intracraniana), correção de hipospadia (reposicionar a abertura uretral na posição correta), colecistectomia videolaparoscopica.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera