Sousa/PB -
Órgão

Hospital de Trauma de Campina Grande faz primeira captação de coração

Os órgãos foram doados pela família de uma adolescente de 16 anos que foi vítima de uma acidente automobilístico entre uma moto e um carro.

Da Redação Repórter PB

20/10/2020 às 11:11

Tamanho da fonte

O Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realizou, nessa segunda-feira (19), a primeira captação de coração. Além do coração, foram captados fígado, rins e córneas. Os órgãos foram doados pela família de uma adolescente de 16 anos que foi vítima de uma acidente automobilístico entre uma moto e um carro. A jovem deu entrada na unidade no último dia 15 de outubro e apresentou morte encefálica na última sexta-feira.

O fígado e o coração seguiram para um receptor em Pernambuco. As córneas ficaram na Paraíba e o rins vão para o Ceará.

Doações - Há um ano, a Paraíba tem crescido em números de captação de órgãos e de transplantes. Só em 2020, foram realizadas 15 captações em doadores de múltiplos órgãos e 29 transplantes de órgãos, incluindo medula. Os procedimentos superam a média de 2019, quando a captação foi de menos de um órgão doado por mês.

Em 2019, foram realizadas 22 captações em doadores de múltiplos órgãos e 66 transplantes de órgãos, incluindo medula. Com as doações, 45 pacientes deixaram a fila de transplantes na Paraíba e mais 19 em outros estados. A média de doações de janeiro a agosto do ano passado foi de 0,8 órgãos por mês. Já em 2020, embora os meses de março, abril e maio não tenham entrado para a estatística em virtude da pandemia da Covid-19, a Paraíba atingiu a média de 3 órgãos por mês no mesmo período.

Como doar - O doador deve ter entre dois e 80 anos de idade e não pode apresentar doença comprometedora do órgão ou tecido. Após o óbito, a família do doador informa ao hospital o seu desejo de doar ou entrar em contato com a Central de Transplante. Vários órgãos podem ser doados: cartilagem, coração, córnea, fígado, intestino, medula óssea, ossos, pâncreas, pele, pulmão, rim e válvula.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.