Sousa/PB -
Evento

ALPB debate Dia Mundial do Diabetes em Sessão Especial

O evento, proposto pelo deputado Raniery Paulino, reuniu autoridades, médicos e especialistas na área, no plenário "Deputado José Mariz".

Da Redação Repórter PB

12/12/2019 às 19:15

Tamanho da fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (12), sessão especial para debater o dia mundial do diabetes, celebrado em 14 de novembro. O evento, proposto pelo deputado Raniery Paulino, reuniu autoridades, médicos e especialistas na área, no plenário "Deputado José Mariz".

De acordo com a presidente Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metodologia - Regional da Paraíba, Márcia Brandenburski de Farias, o Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Índia. No mundo, 463 milhões de pessoas têm a doença, que, no Brasil atinge perto de 9% da população.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença crônica, que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. A data foi escolhida uma homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921, juntamente com seu assistente, o estudante Charles Best, na Universidade de Toronto.

Ainda de acordo com os dados informados pela Doutora Márcia Brandenburski, mais de 6,5 milhões de brasileiros desconhecem que são portadores da doença. Ela acredita que esse tipo de discurso, no âmbito do Poder Legislativo tem muito a contribuir para a redução dos índices alarmantes do diabetes no País.

“Nós estamos muito satisfeitos com esse espaço aberto pela Assembleia Legislativa da Paraíba, porque nós que lidamos no dia a dia com uma população imensa que sofre com essa situação, com essa doença que é silenciosa, mas que pode acarretar complicações seríssimas e incapacitantes, porque aumenta o risco de infartos, derrames cerebrais, amputações, entre outros problemas. Consideramos de fundamental importância conscientizar a população e pedir ajuda do poder público no sentido de melhorar esse tratamento”, justificou.

A endocrinologista Maria da Luz Cunha Pereira Gorenstin, representando a Sociedade Brasileira de Diabetes, encaminhou à mesa dos trabalhos uma proposta de criação de um centro especializado no tratamento da doença, nos moldes do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (o CEDEBA), que, segundo ela, presta um grande serviço à população daquele estado.
“Um centro médico como este seria de grande importância para o estado da Paraíba, porque reuniria não só endocrinologistas, como também equipes multidisciplinares e as especialidades médicas que são envolvidas nas complicações do diabetes, porque o paciente tem muitas dificuldades para conseguir esse atendimento fora do sistema público de saúde normal”, explicou.

A promotora da Saúde da Paraíba, Maria das Graças, solicitou ao apoio do Poder Legislativo para agilizar a construção do Hospital da Mulher do Estado da Paraíba, previsto para ser inaugurado em 2022. Para ela, será um instrumento público de saúde de grande importância para o combate às doenças que atingem a mulher, especialmente no caso gestantes portadoras da doença. “Sem o tratamento adequado, correm sério risco a mãe e a criança que está para nascer”, disse.

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), João Modesto, os números sobre o diabetes no mundo e, especialmente no Brasil são muito preocupantes. “Toda as vezes que são feitos estudos sobre prevalência do diabetes no Brasil – o maior deles aconteceu no final da década de 1990 – ficou constatado que pelo menos metade dos casos diagnosticados foram de pessoas que não sabiam que tinham a doença”, destacou.

João Modesto recomenda que indivíduos com histórico da doença na família façam exames pelo menos uma vez por ano, como forma de prevenção. “As campanhas de conscientização são o melhor caminho para o combate à doença que não tem cura, mas tem controle com tratamento especializado”, frisou.

O deputado Raniery Paulino considerou a discussão muito proveitosa para a conscientização popular sobre a prevenção, o tratamento e o combate a essa doença que, segundo ele, "é silenciosa e nem sempre é diagnosticada de forma precoce e que potencializa outras patologias”. "Então, precisamos chamar a atenção para esse tema, a exemplo da criação de centros de referência, a luta pela conclusão do Hospital da Mulher, proposta pela Promotoria da Saúde, entre outras. É um tema denso e a Assembleia Legislativa cumpre o seu papel quando faz essa discussão com tanta densidade, com tantas informações e participação de representantes de entidades importantes nesse processo", afirmou.

O deputado informou que o seu gabinete fará o encaminhamento de tudo que foi proposto na Sessão Especial aos órgãos governamentais, às entidades de classe e aos seus colegas parlamentares, em níveis estadual e federal, como também através de inciativas que possibilitem a melhoria das condições de tratamento para as pessoas portadoras do diabetes no estado da Paraíba.

Também participaram da solenidade a deputada Jane Panta, que é médica, e o advogado Raphael Viana, presidente da Comissão de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.