14/07/2025 às 16:01
O Consulado-Geral dos Estados Unidos no Recife e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) assinaram, na sexta-feira (11), um memorando de entendimento com o objetivo de intensificar a cooperação no combate ao crime organizado transnacional, especialmente no enfrentamento à falsificação de documentos de viagem e de identidade. O acordo foi assinado na sede do Ministério Público, em João Pessoa, pela cônsul-geral dos EUA, May Baptista e pelo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto.
A iniciativa reforça o compromisso de ampliar a segurança e o enfrentamento às redes criminosas que operam além das fronteiras nacionais. Segundo a cônsul-geral May Baptista, “a segurança internacional exige colaboração. Organizações criminosas transnacionais representam uma ameaça global, com práticas como o tráfico de drogas. Esse acordo não apenas fortalece a cooperação em investigações, como também viabiliza treinamentos especializados para agentes na detecção de documentos fraudulentos”.
O compartilhamento de informações referentes a suspeita de atividades criminais é feito entre o Ministério Público e do Serviço de Segurança Diplomática e Unidade de Investigações Criminais Estrangeiras do Consulado, em conformidade com legislações locais, regulamentos e políticas de cada instituição.
Participaram da solenidade a 1ª subprocuradora-geral do MPPB, Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes; o subcorregedor-geral do MPPB, Francisco Glauberto Bezerra; o coordenador da Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral, procurador Alexandre César Fernandes Teixeira; e o coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), promotor Octávio Paulo Neto.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Consulado Geral dos EUA
Para ler no celular, basta apontar a câmera