Sousa/PB -
senado

Posse de Nilda Gondim no Senado Federal gera fato inédito na representação política da Paraíba em nível nacional

Dos três membros, Vital do Rêgo Filho foi o primeiro a representar a Paraíba no Senado

Da Redação Repórter PB

11/01/2021 às 13:54

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A posse da ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB-PB) como Senadora da República, que ocorrerá nesta semana, em Brasília, traz um fato inédito na política nacional. Esta é a primeira vez que três integrantes, em linha familiar de primeiro grau, tem a oportunidade de representar o seu estado, no Senado Federal.

 

Dos três membros, Vital do Rêgo Filho foi o primeiro a representar a Paraíba no Senado. Filho de Nilda Gondim e irmão do atual senador Veneziano Vital do Rêgo (que está licenciado), Vitalzinho foi vereador em Campina Grande, deputado estadual por três mandatos, deputado federal e Senador da República. Em 2014, assumiu vaga como ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, cargo que exerce até hoje.

 

O segundo membro a assumir o Senado Federal foi Veneziano Vital do Rêgo. Veneziano foi vereador em Campina Grande por dois mandatos; prefeito da cidade também por dois mandatos, deputado federal e, desde o ano de 2019, exerce o cargo de Senador da República pela Paraíba, cargo do qual está licenciado, atualmente.

 

Agora, dois anos depois, assume mandato de Senadora da República Nilda Gondim, filha do ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim, esposa do ex-deputado federal Vital do Rêgo, mãe de Vitalzinho e de Veneziano, que apesar de viver dentro da política há vários anos, se candidatou a um cargo público pela primeira vez em 2010, quando foi eleita deputada federal, cargo que exerceu de 2011 a 2014.

 

Além de Vitalzinho e Veneziano, Nilda Gondim é mãe de Rachel Gondim Vital do Rêgo Freire, que preferiu não seguir carreira política, pois exerce a profissão de Médica Pediatra e Neonatologista em João Pessoa. Porém, o sangue político corre em suas veias e ela acaba por também participar das campanhas e sugerir ações e projetos, defendidos pela mãe e pelos irmãos, em Brasília, sobretudo na área da Saúde.

 

Com a licença do senador José Targino Maranhão (MDB-PB), que está em tratamento por ter sido acometido da Covid-19, sua primeira suplente, Nilda Gondim, assumirá cargo no Senado Federal. “Estamos assumindo em circunstâncias indesejáveis, em face do momento delicado e de recuperação por que passa o amigo e companheiro, senador José Maranhão, mas temos plena convicção do nosso dever, neste período em que estaremos cumprindo a missão de representar a Paraíba no Senado Federal, que será o de ajudar nosso estado, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos paraibanos”, afirmou Nilda Gondim.

 

Ela destacou o período em que exerceu o mandato de deputada federal pela Paraíba e afirmou que terá o mesmo propósito, exercendo, agora no Senado Federal, um mandato que dignifique os paraibanos. “Da mesma forma como exercemos o mandato na Câmara Federal, vamos nos esforçar, no Senado, para que a Paraíba continue bem representada”.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.