Sousa/PB -
Medida

Voto nas eleições de outubro valerá como Prova de Vida automática para beneficiários do INSS

A Prova de Vida é uma exigência anual para garantir a continuidade dos pagamentos a cerca de 40 milhões de beneficiários ativos.

Da Redação Repórter PB

19/09/2026 às 11:00

Ads 970x250
Imagem Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ‧ Foto: Daniel Alexandre/ReporterPB

Tamanho da Fonte

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comparecerem às urnas nas eleições municipais de outubro terão a Prova de Vida renovada automaticamente.

A medida decorre de um cruzamento direto de dados entre a Justiça Eleitoral e a base do INSS, dispensando a necessidade de comparecimento presencial às agências bancárias ou unidades previdenciárias para a validação.

A Prova de Vida é uma exigência anual para garantir a continuidade dos pagamentos a cerca de 40 milhões de beneficiários ativos.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, ressaltou que a iniciativa busca desburocratizar o processo e facilitar a rotina do cidadão, uma vez que o registro do voto servirá como confirmação oficial de vida.

A medida consolida a mudança implementada pelo órgão em 2019, quando o atendimento presencial deixou de ser obrigatório e a comprovação passou a ser realizada por meio da busca ativa de dados cadastrais e de interação do cidadão em bases governamentais.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.