
19/09/2026 às 10:00
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (19), dois alertas meteorológicos referentes à baixa umidade relativa do ar em municípios da Paraíba.
O aviso de perigo (bandeira laranja) abrange 81 cidades e permanece em vigor até as 19h deste sábado, enquanto o alerta de perigo potencial (bandeira amarela) atinge 140 municípios e segue válido até as 22h de terça-feira (22).
Durante a vigência dos avisos, a umidade relativa do ar deve registrar índices críticos, variando entre 20% e 30% nas regiões afetadas — patamares abaixo dos níveis ideais recomendados para a saúde humana. O alerta laranja engloba localidades do Sertão e Alto Sertão, a exemplo de Patos, Sousa, Cajazeiras, Uiraúna, Pombal e Princesa Isabel. Já o aviso amarelo inclui também municípios do Cariri e Seridó, como Campina Grande, Monteiro, Juazeirinho e Picuí.
Embora o risco de incêndios florestais e de ocorrências graves de saúde seja classificado como baixo, o Inmet orienta a população a adotar cuidados preventivos, como ingerir bastante água, umidificar ambientes, usar hidratantes corporais e evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nos horários de maior calor.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera