Sousa/PB -
Formação Continuada

Prefeitura de João Pessoa segue com jornada de capacitação para profissionais do SUAS

A secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Benicleide Silvestre, destacou a relevância do momento formativo.

Da Redação Repórter PB

01/10/2025 às 06:50

Ads 970x250
Imagem Capacitação para profissionais do SUAS

Capacitação para profissionais do SUAS ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), promoveu, nesta terça-feira (30), mais uma etapa de capacitação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), programa voltado à formação continuada dos profissionais que atuam nas proteções sociais de básica, média e alta complexidades.

O encontro reuniu equipes técnicas para discutir metodologias de trabalho, com foco no estudo de caso em serviços sociais. A capacitação abordou desde questões éticas e sigilo profissional até a elaboração de relatórios e encaminhamentos, reforçando a importância da atuação qualificada no dia a dia da rede socioassistencial do Município.

A secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Benicleide Silvestre, destacou a relevância do momento formativo. “Esse é um processo que nos ajuda a abrir a mente e cuidar do nosso olhar sobre o trabalho. Cada profissional traz sua experiência única, e esse espaço é de troca e aprendizado. É um momento mais que especial para ampliar a visão e fortalecer nossa prática de atuação”, ressaltou.

A formação foi conduzida pela assistente social da Sedhuc, Katiane Cavalcante, que detalhou os passos para a elaboração de estudos de caso. Ela reforçou que o instrumento é essencial para orientar decisões e promover intervenções efetivas nos atendimentos. “O estudo de caso é uma metodologia que fortalece a ação profissional. Ele permite analisar de forma profunda cada situação, sempre com base no código de ética e no compromisso político da profissão”, explicou.

Capacitações – A diretora de Assistência Social da Sedhuc, Edilene Brandão, ressaltou que a iniciativa faz parte do calendário municipal de capacitações, pensado para suprir as necessidades da rede municipal. “A capacitação continuada é uma exigência da própria política de assistência social em todo o Brasil. João Pessoa, enquanto capital de gestão plena, tem o seu próprio cronograma. Nosso objetivo é enriquecer tecnicamente os profissionais para que possam melhorar cada vez mais os atendimentos ao público”, afirmou.

Entre os profissionais que participaram da capacitação, o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) I, Marcos Soares, destacou a importância da atualização constante. “Esse momento é ímpar. A revisão de processos é essencial porque o aprendizado, principalmente na assistência social, é contínuo. Estamos sempre nos reciclando para garantir um atendimento humanizado, ético e profissional”, compartilhou.

O cronograma de formações segue até o início de dezembro, reunindo diversos grupos de trabalho sob a coordenação da Diretoria de Assistência Social. A iniciativa vai envolver profissionais dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), educadores sociais e de acolhimento, equipes das casas de acolhida, além de representantes dos conselhos de assistência social.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.