01/10/2025 às 07:20
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as fiscalizações na BR-101 na Paraíba, realizando uma série de flagrantes na última segunda-feira (29). As ações resultaram na recuperação de um veículo clonado com registro de roubo; na apreensão de uma pistola calibre .40 e 170 munições de diversos calibres; e no flagrante de dois casos de transporte irregular de mercadorias (cerveja e leite em pó) sem nota fiscal adequada. As ocorrências demonstram a atuação contínua da PRF no combate a diversos tipos de ilícitos, desde crimes patrimoniais até tributários, e culminaram na detenção de indivíduos e na aplicação de multas.
Em Alhandra, litoral sul paraibano, a equipe da PRF realizava fiscalização quando recebeu uma informação sobre a suspeita de clonagem de um Hyundai Creta de cor preta. Prontamente, foram realizadas diligências para interceptá-lo. O veículo com as características repassadas foi localizado no km 107 da BR-101, por volta das 11h51. Foi dada ordem de parada, que foi prontamente acatada pelo condutor, e os policiais iniciaram a fiscalização e encontraram indícios de adulteração. Através da verificação detalhada dos elementos identificadores, foi confirmado que o automóvel possuía registro de roubo desde abril de 2025, ocorrido em Recife, capital pernambucana. O condutor, um homem de 41 anos, relatou haver adquirido o automóvel por um valor consideravelmente abaixo do mercado por meio de um portal de vendas online. Diante do flagrante do crime de receptação, o envolvido e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária para as providências cabíveis.
No município de Mamanguape, litoral norte paraibano, no km 31 da BR-101, às 12h34, agentes da PRF flagraram transporte irregular de mercadorias. A equipe abordou um Fiat Fiorino Enduran, de cor branca, que transportava 300 caixas de cerveja em lata. Ao solicitarem a documentação fiscal, os policiais constataram que o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) apresentado estava emitido para pessoa física e com destino ao Rio Grande do Norte, caracterizando, a princípio, o ilícito de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. O condutor, um homem de 29 anos, e a carga ficaram retidos no local. Diante do ilícito tributário, o Fisco da Paraíba foi acionado para as providências administrativas e fiscais cabíveis.
Na capital paraibana, João Pessoa, no km 86 da BR-101, às 17h40, policiais rodoviários federais flagraram o crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A abordagem iniciou-se após a equipe observar o condutor de um Honda Fit de cor preta manuseando o celular ao volante. Durante a fiscalização, foram realizadas consultas aos sistemas de segurança, momento em que foi verificado que os ocupantes tinham uma extensa ficha criminal, e os policiais realizaram uma busca detalhada no veículo. No assoalho, foi encontrada uma pistola calibre .40 e um vasto arsenal de 170 munições de diversos calibres, incluindo 9mm, .40 e .357mm. O condutor, um homem de 32 anos, confessou não possuir porte legal para o armamento e alegou que o levaria para ser negociado em Recife/PE. A passageira, uma mulher de 19 anos, apresentou bastante nervosismo e relatou informações desconexas do motivo da viagem. Diante do flagrante, ambos foram detidos pelo crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a Central de Flagrantes para as providências cabíveis.
A última ocorrência registrada se desenvolveu no município de Mamanguape, no km 41 da BR-101, às 21h48, quando a equipe policial recebeu a informação do Fisco Estadual de que uma Toyota Hilux SW4 estaria transportando leite em pó de Pernambuco para o Rio Grande do Norte de forma irregular. Após diligências e acompanhamento tático, o veículo foi abordado. O condutor, um homem de 56 anos, apresentou somente um cupom fiscal de compra (pessoa física), inválido para o trânsito interestadual de mercadorias. A carga, composta por 120 fardos de Leite em Pó, foi retida no local. O Fisco da Paraíba foi acionado e confirmou a situação irregular de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. Foi emitido um Documento de Arrecadação (DAR) no valor de R$ 13.750,00, referente ao imposto devido e multa. O veículo permaneceu à disposição do Fisco até a regularização do débito.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera