Sousa/PB -
Campanha

Secretaria de Saúde de Vieirópolis promove Hiperdia com foco no Setembro Amarelo na Comunidade do Pinhão

O evento teve como público-alvo hipertensos e diabéticos da Comunidade do Pinhão e internos e usuários da Comunidade Jesus Pérola Preciosa.

Da Redação Repórter PB

01/10/2025 às 06:00

Ads 970x250
Imagem Hiperdia com foco no Setembro Amarelo na Comunidade do Pinhão

Hiperdia com foco no Setembro Amarelo na Comunidade do Pinhão ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Secretaria Municipal de Saúde de Vieirópolis, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS), Moisés Dias Ferreira no Distrito de Campo Alegre realizou terça-feira (30) de setembro, na Comunidade Jesus Preciosa na Comunidade do Pinhão mais uma edição do Hiperdia, programa voltado ao acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes. Na oportunidade, foi realizada uma programação alusiva ao setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

O evento teve como público-alvo hipertensos e diabéticos da Comunidade do Pinhão e internos e usuários da Comunidade Jesus Pérola Preciosa.

O Hiperdia é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que foca no cadastro e acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes mellitus. Seu objetivo é garantir o acesso regular e sistemático a medicamentos, além de promover um cuidado integral à saúde, incluindo informações sobre estilo de vida e prevenção de complicações como infarto e AVC, melhorando a qualidade de vida desses pacientes.

Setembro Amarelo marca a prevenção ao suicídio

Dados do Ministério da Saúde e da Organização mundial da Saúde (OMS) apontam que todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas e em todo mundo estima-se que acontece um suicídio a cada 40 segundos. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos quase que por inteiros se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

Durante a programação houve verificação de pressão arterial, teste de glicemia e verificação antropométrica e avaliação odontológica.

Presentes ao evento a secretária municipal de saúde de Vieirópolis, Genilce Gomes de Oliveira e seu esposo o empresário Wesley Aristóteles de Oliveira, Dra.Antônia Gomes Abrantes Barbosa, enfermeira Jussara Abrantes Pereira Pinheiro, dentista. Ítalo Jácome, a psicóloga Polliany Abrantes Antunes (membro da Equipe Multiprofissional da Atenção Primária à Saúde), a coordenadora da Comunidade Jesus Pérola Preciosa, Lanúsia Costa, o técnico de enfermagem Dedé Ribeiro, agentes comunitários de saúde: Verônica Moreira, Douriclebio Abrantes de Sena, Dionísia Maria de Sena e Elisiana Queiroga. Estiveram presentes a Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), Valdileide Nogueira e internos e usuários da Comunidade Jesus Pérola Preciosa.

Da melhor idade participaram o patriarca José Duque e esposa Necy Abrantes, Dona Jasmira Abrantes, o produtor rural Pedro de Joaquim Pedro, Tarcísia Pedro, dentre outros.

Valorização da vida é tema de palestra do Setembro Amarelo

Em uma manhã de reflexão e sensibilização, a Secretaria Municipal de Saúde de Vieirópolis promoveu a palestra ‘Valorização da Vida’ em apoio ao Setembro Amarelo, com a psicóloga Polliany Abrantes Antunes.

“Foi realizada uma roda de conversa sobre a Valorização da Vida, em alusão ao Setembro Amarelo, que é uma campanha de prevenção ao suicídio. Na roda de conversa falamos sobre o que é essencial na vida, desde o nascimento até a vida adulta, tivemos um momento de atenção plena e exposição de uma música: "Enquanto houver sol - Titãs", cujo objetivo é transmitir uma mensagem de esperança, perseverança e valorização da vida, especialmente em momentos de adversidade. Além disso, pudemos explanar sobre como a saúde mental atravessa a vida de todas as pessoas, e quais fatores emocionais e sociais influenciam nesse bem-estar”, ressaltou a psicóloga Polliany Abrantes Antunes.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Fonte: Abdias Duque de Abrantes

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.