
27/11/2025 às 09:20
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), deu início às aulas de campo do Projeto Agente Jovem Ambiental (AJA) em 64 municípios. Em João Pessoa, as aulas foram realizadas, nessa quarta-feira (26), no Jardim Botânico Benjamim Maranhão e no Parque Zoobotânico Arruda Câmara e contaram com a participação de 62 alunos. Eles fizeram trilha e receberam explicações sobre a fauna e a flora, além de conhecerem curiosidades sobre os dois locais.
O AJA visa formar jovens multiplicadores da consciência ambiental no estado da Paraíba. O programa oferece formação técnica e prática em questões ambientais, capacitando estudantes para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades. O programa contempla estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.
A professora Shirley Aires, da Escola Desembargador Boto de Menezes, uma das docentes selecionadas para o projeto, destacou a importância da atividade e a oportunidade de aproximar os alunos do meio ambiente. “Estar neste lugar tão maravilhoso e ainda pouco explorado pelas escolas é muito significativo. Temos uma mata que nos permite perceber o quanto precisamos preservar. Pedi aos alunos que registrassem tudo em fotografias, para que possamos, ao final, realizar uma roda de conversa e uma exposição”, afirmou.
Durante a trilha no Jardim Botânico, que durou cerca de uma hora, os alunos puderam tirar dúvidas e aprender mais sobre o espaço verde existente dentro da cidade. A estudante Juliana Paula, da Escola Sesquicentenário, ressaltou como a aula ampliou sua percepção sobre o meio ambiente. “Eu achei incrível a aula de hoje. Aprendi várias coisas que não sabia e isso ajudou a esclarecer muita coisa. Por exemplo, não sabia que a natureza ‘pede socorro’”, relatou.
Aulas de campo – As aulas de campo seguem até 2 de dezembro e ocorrem nos 64 municípios atendidos pelo Programa Agente Jovem Ambiental. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Semas, oferece formação ambiental, cidadã e socioambiental para jovens paraibanos.
A proposta inclui aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, trilhas interpretativas e ações educativas voltadas à conservação da natureza, sustentabilidade, gestão de resíduos, recursos hídricos e políticas ambientais.
Além de qualificar os participantes, o AJA incentiva o protagonismo juvenil, fortalece o vínculo com o território e amplia a compreensão sobre a importância da biodiversidade local. O programa contribui para formar uma nova geração de jovens conscientes, engajados e preparados para atuar como multiplicadores em suas comunidades, apoiando a construção de uma Paraíba mais sustentável.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera