Sousa/PB -
Dia

Sudema realiza ação sobre o plantio de árvores e o impacto nas mudanças climáticas

A programação terá início às 8h e se estende pelo resto da manhã, incluindo visitas ao bosque do Pau-Brasil, ao viveiro de plantas e a Trilha da Árvore do Abraço.

Da Redação Repórter PB

09/09/2025 às 09:30

Ads 970x250
Imagem Plantio de árvores e o impacto nas mudanças climáticas

Plantio de árvores e o impacto nas mudanças climáticas ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realiza, a partir desta quarta-feira (10), a ação ‘Plantar árvores, cultivar justiça climática’, em alusão ao Dia Estadual de Sensibilização sobre Mudanças Climáticas (20/9) e ao Dia da Árvore (21/9). As atividades ocorrem até o dia 17 deste mês e serão voltadas aos estudantes de escolas estaduais e incluem trilhas e visitações no Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), em João Pessoa.

A programação terá início às 8h e se estende pelo resto da manhã, incluindo visitas ao bosque do Pau-Brasil, ao viveiro de plantas e a Trilha da Árvore do Abraço. “Esse é mais um momento de diálogo, acolhimento e contato com a natureza, desta vez promovendo uma sensibilização voltada para a importância do plantio e preservação das árvores e o impacto que a devastação da natureza provoca em nosso clima”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Lívia Cavalcante.

A importância das árvores - As árvores são fundamentais para enfrentar as mudanças climáticas, elas ajudam a diminuir o gás carbono (CO₂) na atmosfera, um dos principais intensificadores do aquecimento global, armazenando essa substância em sua madeira e folhas. Além disso, elas equilibram o clima nas cidades pois parques, unidades de conservação e áreas verdes controlam a temperatura, protegem o solo e mantêm os rios limpos.

Mudanças climáticas - As mudanças climáticas correspondem às alterações nas temperaturas e padrões climáticos da Terra, causadas tanto por processos naturais, quanto por ação humana. Essas alterações intensificam a desigualdade por meio de diversos impactos negativos como o aumento na frequência e intensidade de eventos extremos; perda da biodiversidade e degradação dos ecossistemas; agravamento de impactos ambientais em áreas vulneráveis e crescente insegurança hídrica e alimentar.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.