Sousa/PB -
Competição

Governo da Paraíba premia equipes na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, o secretário-executivo da Secties, Rubens Freire, destacou o caráter pedagógico da competição.

Da Redação Repórter PB

25/08/2025 às 09:30

Ads 970x250
Imagem Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), encerrou, nesse domingo (24), a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Ao todo, 30 equipes foram premiadas, incluindo as modalidades Resgate e Artística; além de categorias extras. A competição reuniu mais de 2 mil participantes ao longo de quatro dias e definiu as equipes classificadas para a fase nacional, que vai ocorrer em Vitória (ES), entre os dias 13 e 19 de outubro

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, o secretário-executivo da Secties, Rubens Freire, destacou o caráter pedagógico da competição. “Aqui nós temos um universo de jovens e crianças que estão envolvidos num processo de aprendizagem. É uma disputa de robótica, mas isso é um detalhe. O aspecto fundamental é a aprendizagem, é a vida em sociedade, é coordenar equipes, é conviver com uma equipe de colegas, é assumir papel proativo nessa equipe. Tanto que, apesar de haver uma premiação, todas as equipes são vitoriosas, porque aprenderam muito”, observa.

O estudante Victor Lucas Gomes, faz parte da equipe “Cyberminds”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Francisco Ferreira da Nóbrega, na Capital, conquistou o primeiro lugar na modalidade Resgate, nível 1. Para ele, as expectativas são grandes em representar a Paraíba na etapa nacional. “A gente começou na construção do carro para poder conseguir competir e chegar aqui na competição. Tivemos as falhas normais que tem na robótica, mas conseguimos resolver e conquistar o primeiro lugar. Vamos continuar e ir para a nacional e, quem sabe, vamos sair do Brasil”, planeja animado.

Na modalidade Resgate, os robôs são programados para enfrentar cenários simulados de desastres, onde precisam atravessar terrenos desafiadores, superar obstáculos e, por fim, resgatar vítimas. Todos os robôs da OBR devem ser autônomos, ou seja, tomam decisões sozinhos, sem controle remoto. Já o estudante João Pedro Alves, da equipe GDA – ECIT Pedro Anísio Bezerra Dantas (João Pessoa), conquistou o primeiro lugar na modalidade Artística, nível 2. Para ele, a OBR foi mais do que uma competição, é uma experiência que pode definir a sua escolha profissional. “É muito emocionante chegar até aqui, ser campeão estadual e poder levar nosso projeto para o nacional. Sabemos que nosso projeto tem capacidade de chegar nas cabeças e, assim, conseguir levá-lo para um mundial de robótica. E, com certeza, isso vai marcar a nossa vida. Eu, por exemplo, quero seguir na área da tecnologia, quero fazer faculdade em algo do tipo e essa experiência me ajudou muito”, comentou.

Na modalidade Artística, as equipes utilizaram robôs de forma inovadora e interativa, criando performances que unem arte e tecnologia

A etapa estadual contou com provas classificatórias realizadas entre os dias 21 e 23 de agosto, nas modalidades Robótica Resgate (níveis 1 e 2) e Robótica Artística (níveis 1 e 2). Uma das novidades desta edição foi a Mostra Estadual de Robótica, que apresentou ao público projetos de escolas públicas e privadas, ampliando a visibilidade de iniciativas em ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no estado.

A Paraíba foi o segundo estado do País com maior número de inscritos nesta edição, totalizando 454 equipes participantes. As classificadas agora seguem para a fase nacional da OBR, competição que também funciona como porta de entrada para torneios internacionais, nos quais o Brasil vem conquistando destaque nos últimos anos.

Confira abaixo a lista de campeões das modalidades Resgate e Artística:

Modalidade de Resgate

Nível 1

1. Cyberminds – EMEF Prof. Francisco Ferreira da Nóbrega

2. Exato 3 – Colégio Exato

3. Exato 2 – Colégio Exato

Nível 2

1. Propósito – Garagem

2. Héstia – IFPB Catolé do Rocha

3. ECI Tenente Lucena – ECI EEFM Tenente Lucena


Modalidade Artística

Nível 1

1. G.D.A Cyber Dance – Colégio Top

2. Cyber Divas – EMEIEF Américo Falcão

3. Major Dancing Bot – EMEF José de Barros Moreira

Nível 2

1. GDA – ECIT Pedro Anídio Bezerra Dantas

2. Bunny Dance 2 – Escola Municipal Antínio Santo Coelho Neto

3. Star Dance Robotics – SESC Educação

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.