Sousa/PB -
Educação Paraibana

Conheça o programa Amanhã Digital, modelo revolucionário de uso da tecnologia na rede pública de ensino do país

O programa funciona como um guarda-chuva de ações tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual e que, juntas, totalizam um investimento de R$200 milhões.

Por Redação do Reporterpb

26/05/2025 às 18:51

Imagem Conheça o programa Amanhã Digital, modelo revolucionário de uso da tecnologia na rede pública de ensino do país

Conheça o programa Amanhã Digital, modelo revolucionário de uso da tecnologia na rede pública de ensino do país ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (26) o programa Amanhã Digital, A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), vai proporcionar uma prática imersiva no ensino e na aprendizagem de estudantes de 100 escolas da rede estadual em sua primeira fase de implementação. O programa funciona como um guarda-chuva de ações tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual e que, juntas, totalizam um investimento de R$200 milhões.

Entre os destaques estão as Salas do Amanhã Digital, que chegarão a 100 escolas em todas as regiões da Paraíba. Esses espaços serão equipados com chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica, permitindo que os estudantes tenham contato direto com as tecnologias do futuro. Outra frente de atuação do programa são as Salas do Amanhã Digital Maker, inicialmente presentes em 20 escolas. Nessas unidades, os alunos serão incentivados a aprender de forma prática e colaborativa, utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas de 75 polegadas, além de kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de solda.

“Foi tudo pensado e executado para que os nossos estudantes façam do aprendizado uma verdadeira prática imersiva, independente de qual disciplina utilizará os espaços. São ambientes multidisciplinares, projetados para estimular a criatividade, a resolução de problemas e a inovação dentro do ambiente escolar. A Paraíba está saindo na frente mais uma vez, agora com o ensino e a utilização adequada das novas tecnologias em sala de aula, preparando os nossos estudantes para o ingresso no Ensino Superior, fortalecendo a pesquisa e a extensão, bem como para o mercado de trabalho, com práticas que fortalecem o protagonismo e a tomada de iniciativas. Uma iniciativa que só foi possível se tornar realidade graças à decisão do governador João Azevêdo de investir e de acreditar no potencial da nossa rede”, destacou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

A solenidade de lançamento foi realizada na Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho (ECIT Mangabeira), unidade educacional utilizada como modelo do projeto e que recebeu os primeiros laboratórios do programa. Durante o evento de lançamento também foram anunciadas outras ações integradas ao Amanhã Digital: o 1º Campeonato Estadual de Robótica, que mobilizará estudantes de toda a Paraíba; uma parceria com a Stellantis, voltada à promoção de práticas tecnológicas e educacionais; o lançamento de uma plataforma de correção de redações, que dará suporte aos professores no Desafio Nota 1000; e uma plataforma de Saúde Emocional, ligada ao Serviço de Saúde Emocional da rede, voltada ao bem-estar e ao cuidado com os estudantes.

Serviço - O Programa Amanhã Digital também está integrado ao portal de serviços da Secretaria de Educação, dentro do ecossistema Paraíba Digital, ampliando o acesso da comunidade a serviços administrativos da Educação Estadual. “Estamos oferecendo no total 47 serviços, que antes exigiam que os interessados fossem presencialmente às Gerências Regionais, escolas e Secretarias, para ter acesso às informações. Agora, por exemplo, de modo online é possível solicitar o histórico escolar de uma escola estadual que por alguma razão não existe mais. E está tudo ao alcance do cidadão através do site https://paraibadigital.pb.gov.br/”, reiterou Wilson Filho.

Fonte: Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.