Sousa/PB -
estaduais

Parceria entre Ipea, ANA e Aesa permite maior eficiência na gestão da água na Paraíba

O evento Potencialidades do Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Processos para a Melhoria da Gestão Estadual de Recursos Hídricos na Paraíba

Da Redação Repórter PB

11/11/2019 às 20:38

Tamanho da fonte

Pesquisa desenvolvida entre as três instituições será divulgada a autoridades e gestores estaduais em seminário amanhã, 12/11, terça-feira, no auditório da UFCG

No semiárido brasileiro, vários são os desafios envolvendo a água. Para além da garantia de acesso a esse bem universal, questões sobre a utilização de recursos hídricos são complexas e exigem do poder público pesquisas e estudos, como o projeto de integração do rio São Francisco às bacias do Nordeste, o PISF. Com o objetivo de melhorar a gestão da água na Paraíba, trazendo mais eficiência a processos e padronização de procedimentos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) realizaram um projeto conjunto, que será apresentado em seminário na terça-feira, 12/11, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento Potencialidades do Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Processos para a Melhoria da Gestão Estadual de Recursos Hídricos na Paraíba reunirá diversos especialistas, como a pesquisadora drª. Andrea Carla de Azevêdo, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que possui pós-doutorado em governança e gestão de recursos hídricos. Representantes das três instituições debaterão sobre os desafios territoriais para a gestão no estado. Na ocasião, os pesquisadores associados do Ipea José Adson Cunha e Lívia Antunes apresentarão os resultados preliminares do projeto que mapeou e modelou processos de fiscalização, outorga e licença, cobrança e protocolo emitidos pela Aesa, além de ter auxiliado na construção de um painel de indicadores.

O objetivo do estudo é trazer maior eficiência aos serviços prestados à população, por meio da implementação de ferramentas modernas de mapeamento estratégico e gestão de projetos, detalhando rotinas importantes da Aesa. Na Paraíba, os principais desafios nessa área envolvem a gestão de poços, o crescimento acentuado da aquicultura, a irrigação e a transposição do São Francisco. Parcerias como a realizada entre as três instituições têm atuado para mitigar os impactos desses desafios e tornar mais eficientes e céleres os serviços prestados à população, como as outorgas – concessões legais que asseguram ao usuário o direito de utilizar recursos hídricos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.