Sousa/PB -
Efetividade

Forças de segurança pública atuam com eficiência no penúltimo fim de semana do Maior São João do Mundo

O sistema permitiu a identificação e o encaminhamento de pessoas com pendências judiciais, reforçando o caráter preventivo das ações de segurança pública durante os grandes eventos.

Por Redação do Reporterpb

30/06/2025 às 19:39

Imagem Viatura da Polícia Militar

Viatura da Polícia Militar ‧ Foto: Divulgação: Polícia Militar

Tamanho da Fonte

As ações de segurança pública seguiram com efetividade durante o penúltimo fim de semana do Maior São João do Mundo, realizado no Parque do Povo, em Campina Grande. Entre os dias 25 e 30 de junho, as forças de segurança mantiveram o padrão operacional planejado, garantindo a tranquilidade dos frequentadores e reforçando o compromisso com a prevenção e resposta rápida diante de ocorrências. O evento, que integra os festejos juninos da Paraíba, segue sendo monitorado de forma estratégica por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2 Região Integrada de Segurança Pública, com apoio de tecnologia de ponta e atuação integrada dos órgãos operativos.
 
O CICC, localizado em Campina Grande, centralizou as operações e coordenou, em tempo real, o trabalho das equipes em solo, utilizando câmeras com capacidade de reconhecimento facial, leitura de placas e imagens em alta resolução. O sistema permitiu a identificação e o encaminhamento de pessoas com pendências judiciais, reforçando o caráter preventivo das ações de segurança pública durante os grandes eventos.
 
Entre os destaques da operação do último fim de semana, quatro indivíduos com mandados de prisão em aberto ou descumprimento de medidas judiciais foram identificados e conduzidos à delegacia. A atuação combinada de monitoramento inteligente e abordagem presencial permitiu a retirada dessas pessoas do circuito festivo sem comprometer o fluxo do evento.
 
Um dos casos foi o de um homem identificado como José, detectado, no dia 26 de junho, por reconhecimento facial na entrada P8 do Parque do Povo. Ele responde por crimes de roubo, tráfico de drogas e receptação. A atuação coordenada entre a equipe de videomonitoramento e o policiamento ostensivo resultou na abordagem e condução imediata do indivíduo à delegacia da Polícia Civil.
 
No Salão do Artesanato, no dia 29 de junho, as câmeras identificaram um homem conhecido como Severino, que responde por latrocínio. A rápida checagem junto aos sistemas integrados confirmou a pendência judicial, e o suspeito foi encaminhado à Central de Polícia para os devidos procedimentos legais.
 
Ainda no dia 29, desta vez no Parque do Povo, um homem identificado como Filipe foi abordado por equipes de patrulhamento ostensivo, que utilizavam o sistema do CICC, que cruza dados de mandados de prisão e medidas judiciais em tempo real. Filipe foi flagrado descumprindo medida cautelar, estando com passagem por roubo.
 
Por fim, também nesse 29 de junho, um homem identificado como Rafael foi flagrado às 23h07 pela entrada P9, por meio do reconhecido por câmeras inteligentes e monitorado até sua abordagem. Ele possui histórico por estupro de vulnerável e também foi conduzido à delegacia para os trâmites legais.
 
De acordo com a diretora do CICC 2 REISP, coronel BM Jousilene Sales, os resultados refletem o alinhamento entre tecnologia e planejamento: “Estamos atuando com um modelo de segurança pública baseado na integração de esforços e no uso intensivo de tecnologias de inteligência. O reconhecimento facial, os sistemas de cruzamento de dados e o monitoramento em tempo real nos permitem uma atuação precisa, sem causar impacto no fluxo de pessoas. Esse trabalho articulado entre as polícias Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros Militar e demais parceiros, é fruto de um planejamento iniciado meses antes do evento. A resposta rápida às ocorrências e a prevenção de delitos são reflexos desse investimento em estrutura, qualificação e cooperação institucional”, afirmou.
 
As ações integradas de segurança continuarão sendo executadas até o encerramento oficial dos festejos, com atenção redobrada nos pontos de acesso, áreas de grande circulação e espaços adjacentes ao Parque do Povo. O monitoramento permanece ativo 24 horas por dia, com suporte de equipes posicionadas estrategicamente.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.