Sousa/PB -
Dia da Consciência Negra

Prefeitura apoia Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, nesta quinta-feira

Marli Soares, coordenadora executiva da Marcha da Negritude, ressalta que, este ano, o evento é ainda mais simbólica já que acontece exatamente no Dia da Consciência Negra.

Da Redação Repórter PB

19/11/2025 às 07:30

Ads 970x250
Imagem Marcha da Negritude Unificada da Paraíba

Marcha da Negritude Unificada da Paraíba ‧ Foto: Reprodução/Ilustrativa

Tamanho da Fonte

O Dia da Consciência Negra, lembrado nesta quinta-feira (20), será marcado pela 7ª Marcha da Negritude Unificada da Paraíba 2025 (MNU/PB). O evento conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e tem concentração a partir das 14h, na Praça Pedro Américo, em frente ao Teatro Santa Roza. Às 15h30, a Marcha segue em direção ao Parque Solon de Lucena, onde acontecem shows. Este ano, o tema é ‘Igualdade e democracia: reparação e justiça social'.

“É um prazer grande para a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa apoiar a Marcha da Negritude. Desde que a Marcha foi retomada, após a pandemia, este é o quarto ano consecutivo que nós damos suporte, acolhemos, abraçamos e cuidamos dessa mobilização, que tem um caráter todo especial porque remete às lutas dos movimentos negros contra o preconceito e o racismo, e a Funjope participa de forma ativa desse debate”, observou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Além de dar total apoio, a Fundação está realizando uma série de homenagens aos artistas pretas e pretos, ao povo negro de uma maneira geral, com exposições no Casarão 34; no Sabadinho Bom, todos os artistas contratados para o mês de novembro são pretos e pretas.

“Isso é uma orientação do prefeito Cícero Lucena que nos estimula a acolher toda a diversidade das culturas de João Pessoa. No caso específico da Marcha da Negritude, tem um tom muito especial porque temos no governo uma Coordenadoria da Igualdade Racial que é liderada pelo nosso prefeito Leo Bezerra, com quem mantemos um diálogo permanente de acompanhamento e de luta contra o racismo e a discriminação racial. Acolher os movimentos negros é fundamental, sobretudo, a Marcha da Negritude”, acrescentou o diretor.

Marli Soares, coordenadora executiva da Marcha da Negritude, ressalta que, este ano, o evento é ainda mais simbólica já que acontece exatamente no Dia da Consciência Negra. “A expectativa é que o público participe para fortalecer a nossa Marcha e, se for o povo negro, melhor ainda. Inclusive, nós agradecemos muito pelo apoio da Funjope”, declarou.

Ela lembrou que a Marcha busca promover a luta contra o racismo estrutural e institucional e, por isso, é fundamental o trabalho em conjunto com a Prefeitura, chamando a atenção da sociedade durante o mês de novembro, para dar visibilidade à história, à cultura e à identidade do povo negro.

Programação – Entre os artistas confirmados estão Jany Santos com o show Afrobrasilidades; Daniel Afrosonoro Samba de Preto Velho; Maracatu Baque de Raiz, durante a caminhada. Na programação há ainda oficina de cartazes NEP/FNU; Grafite: Nós por nós; Coletivo Negro em Cena com a intervenção Pretos em Movimentos; Associação de Capoeira Angola da Paraíba (ACAP), com o Mestre Saruê.

A Marcha – A Marcha da Negritude Unificada da Paraíba é um movimento de resistência, voz e luta contra o racismo estrutural e toda forma de opressão contra o povo negro, e acontece anualmente. Esta é a 7ª edição do evento.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.