
30/10/2025 às 07:15
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), está promovendo um mutirão de atendimentos do projeto ‘Nefro em Rede’ – iniciativa que tem como meta zerar a fila de pacientes que aguardam consultas em nefrologia. Nesta quarta-feira (29), 54 usuários da Rede Municipal de Saúde estavam agendados para consulta na Policlínica Municipal de Jaguaribe.
Para esta semana, estão marcadas 408 consultas, sendo mais 54 para esta quinta-feira (30), também na Policlínica de Jaguaribe, e outras 300 consultas agendadas para o próximo sábado (1), no Hospital Universitário. A nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, especialmente as que afetam os rins.
De acordo com a médica e diretora do Centro Municipal de Nefrologia, Laís Medeiros, o projeto serve para dar oportunidade de acesso da população a uma especialidade que tem um número restrito de vagas de atendimento, tendo como objetivo zerar a fila por consultas renais. Ao todo, o projeto ‘Nefro em Rede’ busca atender cerca de 2.500 pessoas que aguardam por esse tipo de assistência na Capital.
“O projeto ‘Nefro em Rede’ permite que possamos detectar precocemente alterações e doenças renais graves e assim conseguir instituir o tratamento, que é disponibilizado pelo SUS, impactando em ganhos na vida dessas pessoas sem qualquer tipo de doença renal e sem hemodiálises, o que traduz esse atendimento especializado em uma medida de extrema importância para a população de João Pessoa”, destacou Laís Medeiros.
Para a dona de casa Aureci Silva, uma das primeiras beneficiadas pelo projeto, esse atendimento chegou na hora certa. “O tratamento para meu problema nos rins é feito por pessoas atenciosas e eu espero ficar bem logo para que dê tudo certo e chegue rápido a minha cura definitiva da doença”, afirmou.
Nefro em Rede – O projeto tem como objetivo zerar a fila de espera para nefrologia, com a realização de mutirões de atendimentos. Os pacientes considerados em classificação de risco como azul e verde estão sendo atendidos nas quartas e quintas-feiras, com agendamento prévio, sempre na Policlínica Municipal de Jaguaribe. Já os pacientes de classificação de risco amarela e vermelha serão atendidos em três sábados de novembro (01/11, 22/11 e 29/11) no Hospital Universitário Lauro Wanderley, também conforme marcação prévia.
Dentro do projeto, o paciente é atendido pelo médico e, caso não possua exame recente, é solicitada a realização de novos exames e consulta de retorno online, agendada em até 90 dias, para ajuste de conduta e introdução ou otimização de terapia que impacta na progressão da doença renal crônica. Após as consultas do mutirão, os pacientes que necessitarem seguir em acompanhamento serão inseridos na rede assistencial da SMS-JP.
A SMS-JP chama a atenção da população sobre a importância do comparecimento aos atendimentos renais agendados. Desde o início da ação, no dia 22 de outubro, foram realizados até o momento 56 atendimentos de um total de 108 agendamentos. Isso perfaz um total de 51,8% dos pacientes que faltaram às consultas marcadas. “Essa ausência, além de impactar diretamente na organização do serviço, acaba gerando um aumento das filas de espera e reduzindo o aproveitamento da oferta assistencial”, alertou Rochelle Caramuru, diretora de Atenção Especializada da SMS-JP.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera