Sousa/PB -
Primeira do Nordeste

João Pessoa ganha sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta em serviço da Atenção Primária à Saúde

A representante do Ministério da Saúde (MS), Renara Guedes, destaca que o retorno ao trabalho é um dos maiores causadores de abandono precoce do aleitamento materno.

Da Redação Repórter PB

29/10/2025 às 15:15

Ads 970x250
Imagem Sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta em serviço

Sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta em serviço ‧ Foto: Letícia Beatriz

Tamanho da Fonte

As mulheres que amamentam e moram ou trabalham no bairro do Grotão ganharam, nesta quarta-feira (29), uma sala de apoio para auxiliar nesse momento tão especial. Instalado na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Grotão, o espaço é o primeiro da região Nordeste a ser instalado em um serviço da Atenção Primária à Saúde.

A sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado (SES PB) e Ministério da Saúde, que certificou o funcionamento do espaço; e tem como objetivo incentivar a mulher trabalhadora a continuar com o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, mesmo com a necessidade de retornar ao mercado de trabalho após o fim da licença maternidade.

“A sala é voltada a todas as mulheres que trabalham próximo ao bairro do Grotão ou da própria unidade, que poderão usar a sala para amamentar seu bebê em um espaço apropriado ou para fazer a retirada do leite materno e armazená-lo de forma correta, garantindo a segurança do alimento”, explica Raysa Rolim, responsável pelo Departamento da Saúde Materno Infantil, Adolescente e Nutrição da SMS.

A representante do Ministério da Saúde (MS), Renara Guedes, destaca que o retorno ao trabalho é um dos maiores causadores de abandono precoce do aleitamento materno. Ter uma sala dessa, dentro da Atenção Primária, é fundamental para que as mulheres consigam amamentar até os dois anos e não apenas até os seis meses. E mais importante ainda para àquelas que são trabalhadoras informais, que não possuem direitos trabalhistas e licença maternidade, que também ganham uma sala de apoio”, comenta a integrante da Coordenação Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde.

A sala conta com todo o material necessário para que a mulher possa amamentar ou retirar o leite, como poltronas, potes apropriados, material estéril e freezer exclusivo. No local, uma profissional fará o acompanhamento e orientação à trabalhadora tanto sobre o processo de amamentação quanto de retirada e armazenamento do leite.

A moradora do bairro do Grotão e mãe de Maycon, de seis meses, Daiane Clementino, gostou bastante da nova sala. “Eu fiquei muito feliz com o espaço, achei muito boa a iniciativa e sei que vai ajudar muita gente. Hoje mesmo eu vim acompanhar minha mãe numa consulta e amamentei meu bebê na sala, que é mais confortável e sem precisar ser no meio da unidade. Mas também vai ajudar muito as mulheres que trabalham aqui perto que vão ter um apoio maior”, comenta a operadora de máquinas.

A sala funcionará no mesmo horário de atendimento da unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. A USF Integrada Grotão está localizada na Rua Severino Bento de Morais, n°580.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.