
11/02/2026 às 17:36
Como advogado, atua principalmente nas áreas do Direito Tributário e Constitucional. Foi conselheiro da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 1979 a 1984 e de 1987 a 1988, além de membro da Ordem dos Advogados Portugueses (OAP) de 1989 a 2005. É sócio-benemérito, conselheiro nato e ex-presidente (1985-1986) do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
É professor emérito da Universidade Mackenzie, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola Superior de Guerra (ESG) e da Escola da Magistratura do TRF da 1ª Região. É Doutor Honoris Causa pelas universidades de Craiova (Romênia), PUC-PR, PUC-RS e IDP, além de catedrático da Universidade do Minho, em Portugal. Possui livros publicados em 21 países e detém 45 títulos acadêmicos.
A paixão pelo São Paulo Futebol Clube é uma das marcas de Ives Gandra Martins. Conselheiro vitalício e sócio número 14 (desde 1943), presidiu o Conselho Consultivo, conhecido como “Conselho dos Cardeais”, em duas ocasiões.
Seu currículo, com cerca de 300 páginas, resume suas atividades como advogado, professor e escritor até 1º de dezembro de 2025: são mais de 1.000 pareceres, mais de 2.000 artigos publicados nos principais jornais e revistas do país e cerca de 1.500 palestras, conferências e aulas. Sustentou oralmente perante os principais tribunais judiciais e administrativos do Brasil; possui 140 livros individuais, 279 em coautoria e 10 livros escritos em sua homenagem.
São seus irmãos: José Eduardo Martins, João Carlos Martins e José Paulo Martins. Durante 63 anos, foi casado com Ruth Vidal Gandra Martins, falecida em 2021 em decorrência da Covid-19, a quem dedica, todas as segundas-feiras, um poema em seu perfil no Instagram. Ives Gandra frequentemente menciona que sua esposa foi sua companheira de vida e principal incentivadora em toda a sua trajetória acadêmica e profissional.
Ives Gandra é pai de Ives Gandra da Silva Martins Filho, Angela Vidal Gandra da Silva Martins, Roberto, Rogério, Renato e Regina. Seus netos são: Guilherme, Fernanda, Helena, Renata, Daniela, André e Luiz Felipe.
Atualmente, conta com mais de 600 mil seguidores no Instagram, onde posta diariamente comentários sobre a situação política, social e econômica do País.
No debate sobre a pauta nacional atual, Ives tem sido enfático em suas manifestações nas redes sociais e em artigos publicados em jornais, portais e revistas, nos quais defende a “harmonia e independência entre os Poderes” e alerta contra o “ativismo judicial”, reiterando que o Supremos Tribunal Federal deve ser o guardião da Constituição Federal — e não o legislador ou a longa manus do Executivo. O professor Ives Gandra é favorável à criação de um Código de Ética para o Supremo Tribunal Federal e é contrário o impeachment dos ministros da Corte.& amp; amp; lt; /span>
NOTA À IMPRENSA
Ives Gandra da Silva Martins completa 91 anos nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026. Advogado, professor, jurista e escritor, é uma das principais referências do País nas áreas do Direito Tributário e Constitucional, com trajetória marcada pela atuação acadêmica, institucional e intelectual.
Professor emérito de diversas instituições civis e militares, doutor honoris causa por universidades no Brasil e no exterior e autor de obras publicadas em 21 países, Ives Gandra reúne um currículo que soma mais de mil pareceres, milhares de artigos e centenas de palestras. Mantém presença ativa nas redes sociais, onde comenta diariamente a conjuntura política, social e econômica brasileira.
No debate público, tem defendido a harmonia e a independência entre os Poderes e feito críticas ao ativismo judicial, reiterando que o Supremo Tribunal Federal deve atuar como guardião da Constituição. É favorável à criação de um Código de Ética para o STF e contrário ao impeachment de seus ministros.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera