
11/12/2025 às 19:28
O projeto Praia Limpa 2025/2026 foi oficialmente aberto pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) na manhã desta quinta-feira (11), cujas ações começarão neste sábado (13). Em solenidade no auditório da PBTur, estado, municípios, órgãos envolvidos com a causa ambiental, sociedade civil organizada e populares se reuniram para reforçar o compromisso e a participação nesta que é a 10ª edição da campanha. O cronograma terá ações de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, incluindo atividades em nove municípios litorâneos do Estado.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, afirmou que a data é festiva e muito importante para o órgão, que tem a educação ambiental como eixo principal de atuação. “O Praia Limpa está sendo reforçado para que essa mensagem chegue cada vez mais longe e reverbere na população, nos turistas, resultando em um litoral mais limpo, agradável e com respeito às espécies que ali habitam. Juntos faremos mais uma grande edição”, afirmou.
As ações terão início neste sábado (13) e se estendem até o dia 1º de fevereiro. As ações ocorrerão nos municípios de Baía da Traição, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mataraca, Marcação, Pitimbu e Rio Tinto. Durante as atividades haverá a coleta de resíduos nas praias, abordagens educativas, distribuição de sacolas biodegradáveis e lixocar e brincadeiras educativas com crianças.
“Esse projeto tem o compromisso com a preservação e com a conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, e também com a promoção de uma cultura de sustentabilidade. Trata-se de ações integradas de educação ambiental, sensibilização ecológica e mobilização social. O projeto adota uma abordagem interdisciplinar e participativa, envolvendo segmentos diversos como pescadores, comerciantes, guias turísticos, agentes ambientais, moradores e visitantes”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental, Lívia Cavalcante.
As prefeituras de Mataraca, Conde, Marcação, Lucena, Conde, Pitimbu e Baía da Traição participaram da solenidade. O secretário de Meio Ambiente do Conde, Walber Farias, ressaltou o êxito do projeto e parabenizou a equipe da Sudema pela iniciativa. A secretária do Meio Ambiente de Marcação, Denise Vieira, destacou que o projeto cobre uma lacuna que não pode ser coberta pelos municípios.
“Agradecemos muito por essa aproximação que é tão importante para os municípios, que às vezes são fragilizados pela falta de apoio técnico. Em Marcação temos poucos técnicos ambientais e ter a Sudema de portas abertas e mãos dadas é muito importante”, destacou.
Apresentação cultural - A abertura foi marcada pela apresentação do Grupo Cultural Iandé Anama Oikobé, da Aldeia Jacaré de São Domingos, em Marcação-PB. O grupo é o primeiro no Estado formado por crianças a apresentar canções indígenas na língua Tupi, unindo tradição, história e identidade.
Parceiros - O evento contou com a presença de parceiros como a Defesa Civil da Paraíba, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Agricultura, Companhia Docas da Paraíba, Batalhão de Polícia Ambiental, Projeto Mares sem Plástico, Parque Zoobotânico Arruda Câmara, ONG Guajiru, Projeto Tampa Solidária, Instituto Pesquisa e Ação, Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba e Projeto Recicla.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera