Sousa/PB -
IDEB

“Medo e indignação”: Jefferson relata clima de intimidação na educação de Marizópolis, e acusa gestão de “iludir a população” com propaganda enganosa

No vídeo publicado em seu perfil pessoal no Instagram, o vice-prefeito Jefferson Vieira afirma que o #TBT tem o objetivo de combater, em tese, as fake news postadas pelo gestor municipal

Da Redação Repórter PB

11/12/2025 às 12:50

Ads 970x250
Imagem Vice-prefeito de Marizópolis, Jeferson Vieira

Vice-prefeito de Marizópolis, Jeferson Vieira ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

Na manhã desta quinta-feira (11), o vice-prefeito do município de Marizópolis usou suas redes sociais para apresentar mais um #TBT dos assuntos locais. Desta vez, relembra a denúncia feita pelo vereador Carlos José junto ao Ministério Público em Sousa, apontando uma possível fraude na aplicação das provas do SAEB 2025 na rede municipal de ensino.

No vídeo publicado em seu perfil pessoal no Instagram, o vice-prefeito Jefferson Vieira afirma que o #TBT tem o objetivo de combater, em tese, as fake news postadas pelo gestor municipal, que estaria utilizando uma “metodologia em curso para iludir a população de Marizópolis: que é encher o Instagram de ações nas quais o gestor não tem nenhum mérito ou de várias ações que têm custos baixos ou até zero para a administração. O objetivo é um só: que pareça para a população que a gestão vem trabalhando e evite a grande pergunta: para onde estão indo os milhões de reais que entram no município todos os meses?”.

O vice-prefeito segue a fala abordando o tema educação, afirmando que, quando esse assunto entra em pauta, “a propaganda alcança o volume máximo. A gestão trata como a melhor do Brasil”.

Jefferson lembra que, após o afastamento de seu grupo do governo — afastamento esse que, segundo ele, não durou três meses após a posse do prefeito Lucas Braga, reeleito para o segundo mandato com o apoio do grupo de Zé Vieira — “começaram, aos poucos, a aparecer as pessoas que tinham algo a falar sobre a gestão, e muita coisa começou a sair debaixo do tapete”.

De acordo com o vice-prefeito, quando as queixas sobre a educação chegavam ao seu conhecimento, vinham acompanhadas de dois sentimentos: “indignação e medo”.

Ele explica: “Indignação por saberem que o que está no Instagram é bem diferente da realidade. E medo por saberem que, se forem pegos criticando a gestão, a perseguição é certa.”

Entre as irregularidades apontadas no vídeo, Jefferson cita que “quase todos os professores contratados tiveram sua carga horária cortada de 40 para 30 horas, e agora teriam que assinar um termo para complementar as 10 horas retiradas, sem os direitos trabalhistas e com ganhos reduzidos”.

Jefferson declarou ainda que, diante das denúncias, resolveu investigar e descobriu que “o MEC estabelece uma meta de nota a ser alcançada, e essa tende a aumentar ano após ano, por diversos fatores, entre eles, o aumento dos repasses dos recursos”. E detalhou:“Descobri que, na história de Marizópolis, essa meta foi alcançada apenas três vezes. Em 2007, quando a meta era 3,4 e a gestão do ex-prefeito Zé Vieira superou, alcançando 3,5. No período de 2011 a 2013, onde a meta era 4,4, a gestão do ex-prefeito Zé Vieira também superou, alcançando 4,7. E no período de 2021 a 2023, da atual gestão, que apenas empatou a meta com 5,6. Mas nas gestões do prefeito Zé Vieira, a cidade estava sendo erguida. Hoje, com as fortunas que caem nos cofres de Marizópolis, inclusive recursos destinados especialmente à merenda escolar, o que está sendo feito? Quais os resultados alcançados? Quais as prioridades da atual gestão para alcançar um grande resultado?”

LEIA MAIS - Documentos revelam possível operação clandestina na educação para maquiar notas do SAEB em Marizópolis; denúncia se encontra no MP

Finalizando o #TBT, o vice-prefeito disse que buscou o desempenho daquilo que chamam de “a melhor educação do Brasil”. E o que encontrou foi “uma visão bem diferente, que bate claramente com as denúncias trazidas por professores, funcionários, pais e alunos”.

Segundo ele: No IDEB, Marizópolis está no meio da tabela nos anos finais. É o quinto lugar entre as nove cidades da região. E ocupa o antepenúltimo lugar na região de Grande Sousa nos anos iniciais.

Jefferson completa afirmando que, “se formos analisar as notas das provas sem taxa de aprovação de 100% dos alunos, o desempenho cai para o penúltimo lugar nos anos iniciais entre as nove cidades da Grande Sousa”.

O vídeo completo pode ser assistido no link disponibilizado, e o vice-prefeito Jefferson anunciou a continuidade da sua fala na próxima sexta-feira.

O Prefeito Lucas Braga, ainda não se pronunciou sob o assunto

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.