01/10/2025 às 16:40
Usuários do Pix já podem contestar transações suspeitas de fraude, golpe ou coerção diretamente no aplicativo do banco. A novidade, implementada nesta quarta-feira (01), integra o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado em 2021, que agora passa a funcionar de forma 100% digital.
Com o novo botão, a contestação é repassada de imediato ao banco que recebeu os valores, que deverá bloquear os recursos — mesmo que parcialmente — até a análise do caso. O prazo de avaliação é de sete dias, e, se confirmada a fraude, a devolução deve ser concluída em até 11 dias.
Outra atualização prevista é a possibilidade de devolver os valores a partir de contas diferentes da que recebeu o Pix fraudulento, o que dificulta a ação de criminosos que transferem rapidamente o dinheiro. Essa mudança será facultativa a partir de 23 de novembro e obrigatória em fevereiro de 2026.
O Banco Central esclarece que o MED não se aplica a erros de digitação, desacordos comerciais ou transações com terceiros de boa-fé, sendo voltado exclusivamente a fraudes. A expectativa é de que a medida aumente a recuperação de valores, fortaleça a segurança do sistema e desestimule golpes.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera