21/10/2024 às 07:30
Em alusão ao Dia das Bruxas, a Tardezinha Inclusiva do mês de outubro, realizada na tarde deste domingo (20), apresentou o tema ‘Halloween das Crianças’. O evento, que é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, reuniu centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.
“A Tardezinha Inclusiva é um projeto que a gente já desenvolve há três anos, de inclusão social das crianças e pessoas com autismo por meio da arte e da cultura. Isso deixa a gente muito feliz e orgulhoso com o sucesso desse projeto. Nós, inclusive, ganhamos o prêmio Orgulho Autista Brasil a partir dessa experiência, já que nós somos a única cidade do País que desenvolve um trabalho desse porte”, contou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Nesta edição de Halloween, que também comemorou o Dia das Crianças, que foi celebrado no dia 12 de outubro, a magia e a alegria estiveram presentes em cada detalhe. Idealizadora do projeto e uma das organizadoras do evento, Nik Fernandes comemorou o sucesso da Tardezinha Inclusiva, que no mês de novembro vai completar três anos de existência.
“Nós estamos muito felizes com o tamanho e a importância do projeto. Hoje, contamos com a participação de mais 600 crianças em todas as edições. Muitas delas, antes eram acanhadas e não-verbais, hoje chegam aqui e sobem até no palco. Estamos criando memórias para essas crianças e suas famílias”, destacou.
Jucilene Adelino, mãe de Felipe, que amanhã comemora sete anos de vida, trouxe a criança para celebrar seu aniversário na Tardezinha Inclusiva. “Eu morava no Rio de Janeiro e cheguei há poucos meses em João Pessoa. Soube do Tardezinha Inclusiva através de outras mães de autistas e estou trazendo ele hoje aqui para conhecer. Me falaram muito bem do projeto e ele está adorando”, contou a mãe.
Muitas atrações - A abertura do evento foi com o cantor Lucas, que é um jovem autista. Em seguida subiu ao palco a cantora Ana Beatriz, que também é autista. Ela encantou a todos com sua voz. Logo após, o cantor mirim Luiz Felipe mostrou sua performance musical.
O destaque da tarde foi a Passarela do Bem, um desfile de moda inclusiva com crianças atípicas e não atípicas que representaram a diversidade com muito estilo. Durante o desfile, foram distribuídas 350 bolsinhas de guloseimas para a garotada, celebrando a inclusão e a alegria do Dia das Crianças.
Em seguida, entrou em cena a cantora Nik Fernandes e o DJ Johnny, apresentando a Turma Tá Blz, que contou com a presença de personagens como Bob Esponja, Patrick, o Incrível Hulk e a mascote Nay. O encerramento ficou por conta do cantor Nilson Muniz, com um show preparado especialmente para que as mães.
A Tardezinha Inclusiva contou também com a Feirinha Inclusiva, atendimento de barbeiro, Clínica de Estética Estella Fernandes, oficinas de massinhas, pintura facial, pintura artística, serviços de barbeiro, dentista, adoção de pets e oficina de slime, sem contar com o Festival do Cabelo Maluco.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera