13/10/2025 às 20:07
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, que integra a rede estadual de saúde, registrou 239 atendimentos entre consultas ambulatoriais e casos de urgência e emergência durante o plantão do fim de semana, compreendido entre a sexta-feira (10) e o domingo (12). Foram contabilizados 77 atendimentos na sexta-feira, 84 no sábado e 78 no domingo.
Entre as principais causas de procura pelo serviço estiveram pacientes com queixas de dores diversas (41 casos), sintomas de síndrome gripal (14) e episódios de diarreia (13). Também foram registrados atendimentos a pessoas com crise de ansiedade (11), amigdalite (8), dificuldade para urinar (7), cortes superficiais (5), abdômen distendido (4), crise hipertensiva (4), cefaleia (3), pneumonia (3) e três vítimas de sinistro de trânsito envolvendo motocicletas.
No mesmo período, 10 pacientes precisaram de internação para observação e tratamento, devido a complicações decorrentes de doenças como pneumonia, colelitíase aguda (processo inflamatório da vesícula biliar), angina estável, câncer de próstata, precordialgia (dor localizada no peito, na região à frente do coração), Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) e desidratação.
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho é referência para os municípios da região, garantindo assistência resolutiva e humanizada. A unidade integra o processo de regionalização da saúde desenvolvido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem ampliado e modernizado o parque tecnológico das unidades hospitalares, fortalecendo a rede de atenção e assegurando que a população do interior tenha acesso a serviços de qualidade mais próximos de onde vive.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera