13/10/2025 às 20:51
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, que integra a rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou 391 atendimentos entre consultas médicas ambulatoriais e casos de urgência durante o plantão do fim de semana, compreendido entre a noite da última sexta-feira (10) e a meia-noite do domingo (12). No mesmo período, foram realizadas 20 cirurgias, incluindo quatro partos cesarianos, e contabilizadas 40 internações.
Na sexta-feira, a unidade realizou 153 atendimentos; no sábado, 122; e, no domingo, outros 116, totalizando 391 procedimentos clínicos. Além disso, foram realizados 487 exames laboratoriais, 83 exames de Raios-X e 40 tomografias, além de 22 avaliações ortopédicas, duas avaliações de exames e uma obstétrica.
As intervenções cirúrgicas abrangeram procedimentos como laqueadura (esterilização feminina), hernioplastia (correção de hérnia), vasectomia (esterilização masculina), colpoperineoplastia (reconstrução da vagina e do períneo), laparotomia (acesso cirúrgico ao abdômen) e cirurgias ortopédicas para correção de fraturas de clavícula, fêmur e fraturas expostas.
Entre os principais motivos de atendimento na urgência destacaram-se pacientes com queixas de dores diversas (47 casos), aplicação de medicação própria (31) e cefaleia (23). A unidade também registrou atendimentos a 16 pessoas com amigdalite, 12 com náuseas, 11 com diarreia, 11 com enxaqueca, 10 com crise hipertensiva e cinco vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas.
As causas de internação, além dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, incluíram quadros de abdome agudo, angina instável, Acidente Vascular Cerebral (AVC), broncopneumonia, diarreia, incontinência urinária e pancreatite aguda.
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos é referência para a região de Catolé do Rocha e municípios circunvizinhos, garantindo assistência hospitalar de média e alta complexidade com qualidade e humanização. A unidade integra o processo de regionalização da saúde desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem promovido a modernização do parque tecnológico, a ampliação da capacidade de atendimento e o fortalecimento das unidades regionais, assegurando acesso mais ágil e resolutivo à população do interior paraibano.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera